sábado, 30 de abril de 2016

Dentistas do Bem iniciam triagem de alunos da Rede Municipal

Foto: Allexandre Costas
Os Dentistas do Bem estão fazendo uma triagem de adolescentes entre 11 a 17 anos
Foto: Allexandre Costa
Os dentistas voluntários explicaram como funciona o projeto da Turma do Bem
No último sábado, dia 16, os Dentistas do Bem, principal projeto da Turma do Bem, deram início, em Rio das Ostras, na Escola Francisco de Assis Medeiros Rangel, a mega triagem de jovens de 11 a 17 anos, de baixa renda, para tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Esta ação continuará no próximo dia 28, Dia Mundial do Sorriso, na Escola Municipal Cidade Praiana. 

O Saúde na Escola, Programa do Governo Federal mantido em Rio das Ostras pelas Secretarias de Saúde e de Educação, viabilizou a atuação da Turma do Bem nas unidades de ensino. Nesta primeira etapa, mais de 50 crianças serão avaliadas pelos dentistas voluntários inseridos no projeto. Todas as avaliações feitas na escola serão encaminhadas para a sede da Turma do Bem, em São Paulo para definir as prioridades, beneficiando os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. 

Em Rio das Ostras, 24 dentistas fazem parte do Projeto Dentistas do Bem, coordenado pelos profissionais Marli Alice da Cunha e Daniel Camacho. O trabalho no Município foi iniciado na segunda quinzena de fevereiro deste ano e já beneficiou 24 crianças do Abrigo Municipal. 

Na opinião de Daniel Camacho, o atendimento prestado no Projeto Dentista do Bem vai além da questão odontológica. "Esse não é um atendimento simples. Na verdade é uma inclusão social porque permite que o atendido seja inserido no convívio da sociedade em que vive e no mercado de trabalho", disse. 

De acordo com Marli Alice, os dentistas voluntários passam a atender os adolescentes selecionados em seus próprios consultórios. "O atendimento das crianças e jovens selecionados é feito no próprio consultório dos dentistas e eles são tratados como pacientes comuns para que não se sintam excluídos. Dentre os procedimentos incluídos estão radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo, além de curativo, ações preventivas e educativas. Todo o tratamento é totalmente gratuito", explicou. 

Para Daniele Andrade, mãe de três filhas, Ester, Estefany e Larissa, a ação dos Dentistas do Bem veio em boa hora. "Achei ótimo porque tínhamos uma necessidade urgente na nossa família. Se não fosse dessa forma, não teria condições de fazer o tratamento dentário das crianças", garantiu 

Dentre as especialidades atendidas no Projeto estão Implantodontia, Ortodontia, Endodontia, Periodontia, Odontopediatria e serviços de cirurgia de Bucomaxilo, prótese e restauração dentística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário