sábado, 30 de abril de 2016

Espetáculo de dança no Teatro Renascença tem entrada franca

30/04/2016 15:49:53

Foto: Sabrina Canton Van Helden/Divulgação PMPA
Verde (In)Tenso faz exploração coregráfica de temas do pampa
Verde (In)Tenso faz exploração coregráfica de temas do pampa
Em curta temporada, nesta sexta-feira, 29, sábado, 30, e domingo, 1º, com entrada franca, o espetáculo de dança contemporânea Verde (In)tenso apresenta sua exploração coreográfica do tema da gênese do gaúcho tendo como pano de fundo as paisagens do Estado. O espetáculo é ilustrado por trechos de obras como Ana Terra, de Erico Verissimo, lidos nas vozes de Sandra Dani e Luiz Paulo Vasconcellos. 
 
A produção do evento ressalta que o espetáculo é resultado de muita pesquisa histórica, social e política. Verde (In)tenso é um recorte da personalidade pampeana contemporânea, antropológica e territorial. O foco coreográfico foi construído com movimentos temperados pelos verdes do campo que emolduram a vivência gaúcha, mesmo na região urbana. "Acredito que todo gaúcho é influenciado de alguma forma pelas tensões e golpes do minuano quase imperceptíveis que acabam refletindo nos ventos internos de cada um”, comenta Maria Waleska Van Helden, diretora e coreógrafa da Companhia de Dança GEDA.

Símbolos do universo gaúcho estão em todos os detalhes de Verde (In)tenso. Os figurinos assinados por Daniel Lion, por exemplo, foram criados em diferentes texturas e formas desconstruídas de ícones da vestimenta do gaúcho como a bombacha e o chiripá. "São tecidos mais tecnológicos que se mesclam com lã pesada e malhas rústicas para construir um conceito que não é folclórico, mas sim atemporal e contemporâneo", conta o figurinista. No palco de Verde (In)tenso, o preto, cor única dos figurinos, ainda se mescla com o verde de mais de 50 kg de erva-mate usados nas coreografias.
 
Verde (In)tenso traz ao palco um elenco de seis bailarinos: Andrew Tassinari, Consuelo Vallandro, Fabiane Severo, Graziela Silveira, Miguel Sisto e Sahaj. A direção coreográfica é de Maria Waleska Van Helden, direção dramatúrgica de Camila Bauer, trilha sonora de James Correa, cenografia de Élcio Rossini e figurinos de Daniel Lion. A montagem foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e tem patrocínio da Tractbel Energia e do Boticário em Dança. 
 
ServiçoVerde (In)tenso
29 e 30 de abril e 1º de maio, às 20h 
Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307)
A entrada é franca com retirada de senha uma hora antes na bilheteria do Renascença.
 
Ficha Técnica
Elenco: Andrew Tassinari, Consuelo Vallandro, Fabiane Severo, Graziela Silveira, Miguel Sisto e Sahaj
Coreografia e Direção: Maria Waleska Van Helden
Assessoria Dramatúrgica: Camila Bauer
Trilha: James Correa
Cenógrafo: Élcio Rossini
Figurino: Daniel Lion
Fotografia: Sabrina Canton Van Helden
Assessoria de imprensa: Pauta - Conexão e Conteúdo
Produção: KAPSULA Produções e Lúcida Desenvolvimento Cultural
Iluminação e sonorização: Maurício Rosa
Ensaiadora: Fabiane Severo
Apoio: Casa de Cultura Mario Quintana
Patrocínio: Tractabel Energia e Boticário na Dança
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário