sexta-feira, 8 de julho de 2016

ALUNOS DO CURSO DE AUXILIAR DE BIBLIOTECA FAZEM VISITA TÉCNICA À BIBLIOTECA NACIONAL

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO
Modalidade de formação inicial e continuada é parceria entre Prefeitura de Quissamã e IFF
Visitação mediada na Biblioteca Nacional - (Foto: Divulgação/PMQ)Os participantes do Curso de Auxiliar de Biblioteca, ministrado em Quissamã, participaram, nessa terça-feira (05/07), de uma visitação mediada na Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro, como parte do encerramento de suas atividades. O curso, na modalidade de formação inicial e continuada, é fruto de uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Quissamã e o IFF Fluminense – Campus Quissamã, ministrada pelo Bibliotecário André Luiz Silva.
O grupo é formado por profissionais que já trabalham em Escolas da Rede Municipal, Tele-Centro Municipal, Bibliotecas do município, Salas de Leitura, além de pessoas da comunidade que se inscreveram para participar do aprendizado.
Durante a visitação, os alunos puderam conhecer o trabalho realizado em diversos setores da Biblioteca Nacional, como, por exemplo, obras literárias raras, restauração, conservação, encadernação, catalogação, obras gerais, entre outros. Nesses espaços foi possível saber na prática como são feitos os procedimentos, as rotinas de trabalho, métodos adotados com técnicas específicas, atividades integradas com bibliotecas do Brasil e do mundo.
— Esse trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Quissamã e o IFF Fluminense – Campus Quissamã é investimento no capital humano, pois a necessidade de atualização constante é uma realidade muito comum na sociedade globalizada. O município ganha pela oportunidade de contar com profissionais mais preparados para atender os usuários com máxima qualidade, de maneira a permitir o acesso à informação de forma rápida e eficaz. Provavelmente Quissamã é um dos poucos municípios que oferecem este tipo de formação, capaz de se transformar, em breve, na 'Terra do Conhecimento', por meio do incentivo ao gosto pela leitura, tendo o livro como objeto de prática de lazer prazerosa. Isso se reflete na boa procura das pessoas pelas Oficinas de Leitura do Centro Cultural Sobradinho —, o Diretor de Divisão de Biblioteca, Valmir Leandro dos Santos Neves.
O curso teve carga de 160 horas/aula foi iniciado em outubro de 2015, com 40 vagas, sendo 30 destinadas aos profissionais das escolas, órgãos municipais e populaçãio, e 10 pra profissionais e terceirizados do IFF. De acordo com o Bibliotecário André Luiz Silva, a ideia para a realização do curso se deu após a solicitação da direção do Sobradinho ao IFF, para um treinamento a fim de melhorar a organização da biblioteca do centro cultural. “Pensamos então que esta demanda poderia haver em outros locais e resolvemos oferecer o curso a fim de atender um público maior”, ressaltou André Silva.
Em dezembro de 2015, o grupo visitou a Biblioteca do Parque Estadual, também no centro do Rio de Janeiro, como parte do cronograma elaborado pelo curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário