domingo, 31 de julho de 2016

Série ‘Pelo Brasil’: um mercado que representa o Pará

    O Ver-o-Peso, símbolo local, atrai visitantes com suas peculiares combinações de cheiros, cores e sabores
    • Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2016, 15h00
    • Última atualização em Sexta, 29 de Julho de 2016, 16h02
     Por André Martins
     Mercado Ver-o-Peso. Crédito: divulgação/Embratur
    Mercado Ver-o-Peso. Crédito: divulgação/Embratur
    O tema de hoje da série ‘Pelo Brasil’ da Rádio Turismo já serviu no passado para que colonizadores portugueses cobrassem impostos das inúmeras e ricas mercadorias transportadas na Bacia do Guajará, em Belém do Pará. Fundado em 1687, o Mercado Ver-o-Peso, ícone local e parada obrigatória de visitantes, oferece como herança daquela época uma farta disponibilidade de produtos regionais, que ajudam a desvendar a cultura amazônica.
    spot, no qual viajantes contam um pouco de suas experiências, define a essência do espaço: uma sucessão de barracas que proporcionam uma mistura incrivelmente peculiar de cheiros, cores e sabores.

    Crédito: divulgação/Embratur
    Crédito: divulgação/Embratur

    Com alimentos prontos, como o famoso pato no tucupi, o camarão seco, as castanhas, farinhas e peixes frescos, passando por temperos, como o Jambu, e banhos de ervas com promessas de curas, a feira seduz os frequentadores por suas inusitadas combinações. Uma das mais emblemáticas faz parte do dia a dia do paraense e lidera, segundo os feirantes, os pedidos da clientela: peixe frito com açaí, fruta-símbolo do estado e encontrada em fartas quantidades no Ver-o-Peso.

    Crédito: divulgação/Embratur
    Crédito: divulgação/Embratur
    Outro ponto alto do lugar, comentado no spot, é o artesanato, com abundante oferta de produtos de cerâmica marajoara, entre panelas, pratos e vasos.
    Em 2015, Belém recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa da Gastronomia. Não faltam no Ver-o-Peso exemplos sui generis que justifiquem tal reconhecimento.
    A série ‘Pelo Brasil’, uma parceria da Rádio Turismo com o Departamento de Marketing do Ministério do Turismo, incentiva o brasileiro a aproveitar o tempo livre para conhecer mais as diversas atrações do país.
    INFORMAÇÕES - Quem quiser viajar pelo Brasil também já pode contar com outra ferramenta disponível no site do MTur. Trata-se do Calendário Nacional de Eventos Turísticos, que divide atrações nacionais em categorias como artísticas, culturais, folclóricas e religiosas.
    Os dados facilitam o planejamento de passeios, especialmente fora de temporada, já que, muitas vezes, os eventos são o principal motivo da visita aos destinos.
    O conteúdo, elaborado a partir de informações repassadas por estados, municípios e organizadores de eventos, segue aberto a contribuições. Devem ser cadastradas no portal do Ministério atrações populares e com potencial de gerar grande fluxo de visitantes.
    O conteúdo é submetido à aprovação e edição de uma equipe técnica antes de ser publicado. Para ter seu evento disponível no calendário, basta preencher um formulário oferecido no portal do Ministério.

    Série ‘Pelo Brasil’ - Belém - Ver-o-Peso: ouça áudio / download (mp3)

    Leia Mais:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário