domingo, 31 de julho de 2016

Joana Costa, a brasileira que trocou um lugar na arquibancada pela vaga olímpica

Atleta do salto com vara já tinha comprado ingressos e seria voluntária no evento quando obteve o índice e a vaga para o Rio 2016
Joana Costa já tinha tudo planejado para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Dividiria o tempo entre a torcida para os brasileiros no salto com vara, esporte que pratica, e o trabalho voluntário no evento. Em 3 de julho, no Troféu Brasil de Atletismo, disputado no Estádio Olímpico do Engenhão, os planos tiveram que mudar. A saltadora de 35 anos superou o índice de 4,50m e se classificou para competir em sua primeira Olimpíada.
JoanaCostasaltocomvaraGetty2.jpg
Joana Costa vai repassar os ingressos para a família por um motivo nobre: vai participar de sua primeira edição dos Jogos. Foto: Getty Images
“Eu sonhei durante toda minha vida em ir para os Jogos Olímpicos. Mas estava esperando assistir ao evento, então comprei ingressos para a etapa de classificação masculina e feminina do salto com vara”, conta Joana, que também tentou comprar entradas para a ginástica artística, mas não conseguiu.
Agora, os bilhetes adquiridos vão para a família e para a revenda. Joana trocou o lugar na arquibancada por outro bem mais nobre, na pista de competição. “Estou muito feliz”, diz a atleta, que começou a carreira na ginástica, mas sempre com o mesmo objetivo. “Usei isso como um sonho. Eu pensava: ‘um dia, se eu trabalhar duro, posso ir para os Jogos. Não sabia em que esporte, mas sempre admirei as Olimpíadas”, afirma.
Em 2008, nos Jogos de Pequim, Joana esteve perto de alcançar o índice de 4,45m, mas bateu na trave. Agora, classificada para o Rio 2016, ela não se contenta em ser coadjuvante. “Acho que posso melhorar meus resultados. Quero aproveitar a competição, mas realmente acredito que posso chegar na final”, prevê.
JoanaCostasaltocomvaraGetty1.jpg
Emoção e comemoração: Joana celebra a vaga olímpica conquistada no Troféu Brasil. Foto: Getty Images
A resposta sairá em 16 de agosto, quando Joana e as melhores saltadoras do mundo entram no Engenhão para disputar a fase classificatória do evento. A final, que definirá as medalhistas do Rio 2016, será no dia 19. Joana não tinha ingressos para a sessão, mas agora terá a chance de estar lá sem precisar comprar.
Brasil2016.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário