segunda-feira, 25 de julho de 2016

Colônia de férias fortalece cultura ribeirinha

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 25/07/2016 18:55

  • / VALORIZAÇÃO / 25/07/2016 18:55

    O aluno Karlison Nascimento, de 11 anos, usou a experiência de ajudar o pai no trabalho diário, para vencer a competição de subida no açaizeiro.


Quem acredita que colônia de férias está  associada somente ao lazer e aos esportes tradicionais é porque não participou das atividades desenvolvidas na ilha do Combu no mês de julho, unindo cultura, diversão, esporte e bons aprendizados. 
Competições como subida no açaizeiro, caça ao tesouro (açaí), contação de histórias da região e oficinas de confecção de peconha (instrumento utilizado para subir no açaizeiro), vêm sendo oferecidas durante o mês de julho aos alunos das ilhas Sul.
E o que para alguns pode ser muito difícil, para outros é brincadeira de criança. Foi o que mostrou o aluno Karlison Nascimento, 11 anos, na manhã desta segunda-feira,25. Karlison foi um dos estudantes que participaram da competição de subida no açaizeiro e garantiu sua vitória com agilidade e muita diversão. “Eu já sabia que ia ganhar porque subir no açaizeiro é muito fácil. Faço isso todos os dias de manhã cedo para ajudar o meu pai, que logo depois sai de barco para vender em Belém”, relatou o estudante.
Além desta, outras atividades que traduzem o estilo de vida e a capacidade do ribeirinho em produzir a arte em sintonia com o meio ambiente também foram desenvolvidas, como por exemplo, as oficinas de confecção de peconha e de brinquedos a partir da folha do açaí, fruto típico da região.
Para a professora Gisele Trindade, promover atividades de fortalecimento cultural é fundamental para resgatar as mais diversas maneiras que cada um tem de se divertir, de acordo com suas realidades.  “A idéia é mostrar para estas crianças que o que parece pouco, para nós é muito. Nós não temos muitos brinquedos industrializados, mas aqui temos os nossos brinquedos, criados por nós mesmos a partir da natureza. E não há nada mais prazeroso do que valorizar o que nós mesmos criamos”, destacou. 
Na tarefa de desenvolver a criatividade a partir das folhas, a aluna Heloisa Nascimento, 6 anos, mostrava o camarão, produzido por ela. “Eu gosto muito das oficinas, porque sempre aprendo coisas novas e como termino rápido, aproveito para ajudar os meus colegas”, contou.
Contação de histórias e jogos como o xadrez ainda foram trabalhados com os alunos, mas a brincadeira de caça ao tesouro, que marcou o encerramento das atividades do dia, foi a que deixou o espaço movimentado e bem divertido.
Divididos em duas equipes, a vermelha e a amarela, os estudantes procuravam com auxílio dos professores todas as pistas para encontrar o tesouro (açaí), escondido em uma das árvores do quintal da escola.
A equipe de cor vermelha foi a vencedora da brincadeira que teve como principal objetivo desenvolver a habilidade cognitiva das crianças. “Não foi fácil e eu precisei correr e pensar muito para descobrir onde estava o tesouro. A dedicação, a união e a estratégia foi o que nos fez vencer”, garante o aluno Kaleb Pantoja, de apenas 7 anos.
Como premiação, as crianças receberam kits com caderno, massa de modelar e lápis de cor.
O encerramento da colônia de férias será na próxima quarta-feira, 27, na Unidade Pedagógica Combu, com uma vasta programação cultural que reunirá os estudantes de todas as unidades de educação da região das ilhas.

Texto: Natasha Albarado
Foto: Natasha Albarado
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário