quinta-feira, 28 de julho de 2016

Guarda Municipal combate crimes na Praça da República

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 25/07/2016 08:56

  • / SEGURANÇA / 25/07/2016 08:56

    Durante a operação, guardas revistaram dezenas de pessoas e um foragido do sistema penitenciário foi capturado


Para garantir a segurança da população, a Guarda Municipal de Belém esteve neste domingo, 24, na Praça da República com a “Operação Saturação”. Os agentes municipais realizaram abordagens de rotina para inibir ações criminosas no local, fizeram apreensão de armas, drogas e outros materiais ilícitos.
De acordo com o chefe da Divisão de Operações, inspetor Roberto Avelar, após levantamento, a Guarda Municipal identificou que a Praça da República é um dos locais públicos com maior registro de denúncias, em Belém e, por isso, as ações de combate a crimes estão sendo intensificadas no espaço.
“A ideia é que estas ações mais ostensivas se tornem rotina para afastar quaisquer pessoas mal intencionadas e que causem incômodo à população e, assim, as famílias e demais visitantes que frequentam a praça tenham outra referência de segurança”, destacou o inspetor.
A operação ocorreu de forma integrada com outros órgãos e contou com a atuação de 25 guardas da GMB, além do Grupamento de Ações Táticas (GAT), Ronda da Capital (Rondac) e Canil com a participação de 25 homens da Polícia Militar. Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) também integraram a ação. Após a Praça da República, a operação seguiu para as praças próximas ao Terminal Rodoviário de Belém.
O capitão da PM, Alan Sullivan, contou que em dois anos já foram apreendidas mais de 300 facas nos arredores da Praça da República, usadas para cometer delitos. “Por isso, este trabalho, realizado de forma conjunta, é tão importante para evitar crimes como furtos, roubos, lesões corporais e até homicídios”, ressaltou Cap. Sullivan.
Nas abordagens, os guardas e policiais fizeram revistas e verificação documentos. Quarenta e três pessoas foram detidas e levadas para averiguação na Seccional de São Brás. Entre os detidos foi identificado um foragido da polícia, que será encaminhado de volta ao presídio. Outros 17 que estavam com alvará de soltura de condicional foram liberados. Nesta ação também foram apreendidos entorpecentes, objetos usados para consumo de drogas e um simulacro, artefato que imita uma arma de fogo.
A jovem Sueli Silva, de 26 anos, que passeava na Praça da República com a filha Ariel, de 2 anos, ficou satisfeita em ver a operação da GMB. “Aqui é um lugar tão bom pra passear, merece mesmo ter a atenção dos órgãos de segurança. Assim, a população pode aproveitar a praça com tranquilidade”, disse Sueli, que é de Altamira e está passando uns meses na capital paraense.
Como parte da “Operação Saturação”, da GMB, outros pontos da cidade já foram fiscalizados, como Ver-o-Rio, Ver-o-Peso, Feira do Açaí, Praça Batista Campos, Praça Dom Pedro e Portal da Amazônia.
Texto: Lilianne Villacorta
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário