quinta-feira, 28 de julho de 2016

Bar do Parque passará por reforma completa sem interromper o funcionamento

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 27/07/2016 10:25

  • / PATRIMÔNIO / 27/07/2016 10:25

    Revitalização da plataforma começou semana passada e área segue isolada


“Sempre que posso venho aqui. De dia, de noite, qualquer horário é bom de estar neste ambiente que adoro. Me sinto extremamente feliz de ainda poder viver o Bar do Parque”. É dessa forma que a musicista, Carla Cabral, 32 anos, resume a relação de afeto com um dos bares mais antigos e charmosos da cidade.
Frequentadora do espaço há 10 anos, ela revela que vai, pelo menos, um vez por semana ao Bar do Parque. “Esse bar tem um carga de memória artística, poética e estética da cidade. Ele tem um resumo interessante por agrupar diversas camadas sociais: artistas, operários, prostitutas, poetas, todo mundo vem aqui”, avalia Carla.
O que, antes era a bilheteria do Teatro da Paz, tornou-se refúgio e ponto de encontro de artistas, escritores, intelectuais, políticos e demais amantes da boemia, desde a década de 60. Bar da cidade que funciona 24h, há anos só fecha no Círio de Nazaré. Na véspera da procissão, é palco da famosa Festa da Chiquita.
Resistindo ao tempo, a arquitetura e estética do Bar do Parque contribuem para o carinho especial que muitos guardam pelo lugar. Com charme dos cafés parisienses da Belle Époque, no ciclo da Borracha, o lugar é cercado por toda a exuberância do corredor de mangueiras da Avenida Presidente Vargas e vista privilegiada para o Teatro da Paz.
Depois de ser palco de tantas histórias e ser referência do legado cultural de Belém, o Bar do Parque ganha um novo capítulo e passará por reforma completa, que deve durar três meses.  A primeira etapa começou esta semana pela a recuperação da plataforma e subsolo do bar, incluindo cozinha e banheiros. Cadeiras e mesas também passarão por restauro, mantidos os aspectos originais. A área de obra no bar foi isolada por tapume, por questões de segurança.
Para não interromper o funcionamento do espaço e não deixar os frequentadores órfãos do lugar tão querido, o ponto continua funcionando no quiosque, com mesas e cadeiras distribuídas na calçada lateral do espaço. “Depois que finalizarmos a obra na plataforma, o que deve durar dois meses, a obra passará para o quiosque. Então, o bar funcionará provisoriamente na plataforma já reformada, até concluirmos todos os serviços”, explica o diretor de obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite,  
O bar está sob administração da terceira geração da família Pinto, desde 1959.  Desde então a família tenta manter o local funcionando com toda sua originalidade e a frequência de antigos e novos clientes. “Essa grande reforma está sendo esperada há muito tempo. A última obra estrutural no bar ocorreu em 1974, quando ele ganhou a plataforma e o subsolo. Depois, houve uma revitalização do quiosque em 1985. De lá pra cá, fazemos manutenções no espaço, como retoque de pintura, a cada dois anos”, afirma o empresário Manoel Hermes Pinto.
Revitalização - A reforma do Bar do Parque está dentro do projeto de recuperação e revitalização da Praça da República, que iniciou em dezembro passado, pelos monumentos da Fonte Luminosa, Fonte da Praça da Sereia, Pavilhão Euterpe e os coretos de ferro e de alvenaria. Atualmente, os monumentos estão preparados para receber pintura nas cores originais, após passarem pela aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan).
Depois do restauro, os monumentos voltarão ao funcionamento original, com projeto de iluminação cênica.  As calçadas e outros elementos que compõem a praça, como lagos, maloca de madeira, bancos de concreto e de madeira, estátuas de bronze e balizadores, além de banheiros e as instalações hidráulicas e elétricas, também estão sendo reformados. A previsão de conclusão da obra total é até o final do ano.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário