sábado, 23 de julho de 2016

História, cultura e biodiversidade na região do ABC paulista

    Neste sábado (23), o revezamento da Tocha Olímpica passará pelos municípios paulistas de Guarulhos, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo
    • Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2016, 15h33
    • Última atualização em Sábado, 23 de Julho de 2016, 12h03
    Por Pedro Fideles
    Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Santo André (SP) - Foto: Divulgação/Prefeitura de Santo André
    Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Santo André (SP) - Foto: Divulgação/Prefeitura de Santo André

    Localizado na região metropolitana de São Paulo, o município de Guarulhos será o ponto de partida para o revezamento da Tocha Olímpica neste sábado (23). Entre os atrativos da cidade que serão enaltecidos com o evento histórico estão o Paço Municipal, o Parque Bosque Maia e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
    Com a área de 170 mil quilômetros quadrados, o Bosque Maia oferece aos visitantes uma pista de caminhada, trilhas, quadras de esporte, lagos, teatro de arena e centro de educação ambiental. Para os turistas que desejam conhecer a biodiversidade local, o roteiro turístico em Guarulhos deve conter a visita ao Zoológico Municipal que abriga um Museu de Ciências Naturais. No âmbito cultural, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição destaca-se por preservar a arquitetura do período colonial.
    O segundo destino do símbolo olímpico neste sábado será o município de São Caetano do Sul, que tem entre os seus principais atrativos turísticos, o Espaço Verde Chico Mendes, em homenagem ao seringueiro e ambientalista acreano. Para os visitantes que desejam conhecer a história local, a cidade oferece o Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul, que mantém em seu acervo cerca de cinco mil peças, como ferramentas, móveis e quadros de artistas locais.
    Parque Central de Santo André (SP) - Foto: Divulgação/Prefeitura de Santo André
    Parque Central de Santo André (SP) - Foto: Divulgação/Prefeitura de Santo André

    Após a passagem por São Caetano do Sul, a tocha olímpica segue para Santo André, onde passará pelos parques Central e Celso Damião, pelo Paço Municipal e pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo. A cidade também oferece aos visitantes o Planetário Johannes Kepler, que reproduz cerca de seis mil estrelas em seu sistema de projeção.
    O revezamento da tocha neste sábado será encerrado com o pernoite no município paulista de São Bernardo do Campo, conhecido pela beleza de seus parques destinados à prática de esportes e ao lazer como o Salvador Arena e o Parque Raphael Lazzuri.
    No Estoril – Zoológico, unidade de conservação da cidade que une Mata Atlântica, Represa Billings, fauna silvestre e o Zoológico Municipal, o visitante pode aproveitar o teleférico, pedalinho, stand up paddle e caiaques, além das trilhas para caminhada, jardim sensorial e área de piquenique. No âmbito cultural, a cidade preserva a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem construída no início do século XIX.
    INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo já investiu R$ 14 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística dos municípios paulistas que receberão a tocha olímpica neste sábado (23), como a reforma do Teatro de São Caetano do Sul, a implantação de sinalização turística e a ampliação do Balneário Água Azul em Guarulhos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário