terça-feira, 28 de março de 2017

Brasil e Paraguai acertam construção de pontes binacionais

AFP / NORBERTO DUARTEOs chanceleres brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira (D), e paraguaio, Eladio Lozaiga (E), posam para fotos no Ministério Paraguaio das Relações Exteriores, em Assunção
Brasil e Paraguai se comprometeram nesta segunda-feira a avançar no projeto de construção de duas pontes internacionais para fortalecer sua relação bilateral, durante uma visita do chanceler Aloysio Nunes à Assunção.
Um mês após assumir o cargo, no lugar de José Serra, o chanceler foi recebido pelo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, e por seu ministro das Relações Exteriores, Eladio Loizaga.
Os dois chanceleres firmaram um memorando de entendimento para avançar com dois projetos de pontes internacionais, um sobre o rio Paraná, no leste, e outro sobre o Paraguai, no norte.
"O governo brasileiro está empenhado em fazer ajustes no Orçamento para fortalecer a relação bilateral, que tem entre suas prioridades uma ponte internacional sobre o rio Paraná", disse Loizaga em entrevista coletiva.
Aloysio Nunes destacou que o Brasil "está saindo de uma profunda crise econômica, mas isto não impedirá o crescimento do comércio bilateral".
Os diplomatas também conversaram sobre a hidroelétrica de Itaipú, a mais potente do mundo, que os dois países compartilham sobre o rio Paraná, que Nunes qualificou como o "maior símbolo da capacidade de entendimento" entre as duas nações.
O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai e o segundo maior investidor no país, destacou o chanceler brasileiro.
Sobre o Mercosul, Nunes afirmou que "existe vontade para que volte a suas origens de livre comércio e para acordos com outros blocos, como União Europeia e outros países".

Nenhum comentário:

Postar um comentário