quinta-feira, 29 de junho de 2017

XIII Conferência Municipal de Saúde é aberta no Centro de Convenções

2017-06-29 14:34:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas na XIII Conferência Municipal de Saúde
Foto: Ana Chaffin
Programação continua na sexta-feira, debatendo políticas para o setor da saúde
"Redescobrindo a Atenção Básica". Esse é o tema da XIII Conferência Municipal de Saúde, que foi aberta na manhã desta quinta-feira (29), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O objetivo é contribuir para a formulação da política de saúde do município. O prefeito de Macaé e atual secretário de Saúde, Dr. Aluizio, participou da solenidade de abertura, onde anunciou que deixa a pasta, após seis meses de gestão. Quem assumirá o cargo de secretário de Saúde é a servidora Edelzita Lisboa.
Na oportunidade, o prefeito falou sobre a crise no país que muitas vezes limita as soluções.

- O que o estado precisa é dar a população o que ela necessita. A conferência discutirá essas dificuldades e limitações e esperamos que sejam elaboradas propostas concretas que possam, enfim, dar um rumo à saúde do município. É proibido desperdiçar, pois o que não faz falta hoje, poderá fazer falta amanhã. Quero agradecer todos que participaram conosco enquanto fui secretário de Saúde -, ressaltou.

A Conferência prossegue nesta sexta-feira (30). Participaram da abertura o secretário municipal adjunto de Atenção Básica, Márcio Barcelos; secretário municipal adjunto de Alta e Média Complexidade, Leandro Mattos; presidente do Conselho Municipal de Saúde , Paulo Pires de Carvalho; representando o Conselho Estadual de Saúde, Sebastião de Paula Piraí; coordenadora da comissão organizadora da conferência, Adriana Leclerc e representando o Poder Legislativo, o vereador Marcel Silvano.

A coordenadora da comissão organizadora da Conferência Municipal de Saúde, Adriana Leclerc, elogiou o empenho de todos integrantes da organização.

- A conferência é de extrema importância para elaborar políticas que vão valer por quatro anos. Todos os municípios devem fazer suas conferências, pois é uma oportunidade de ver o que queremos e melhorar o que temos. Espero que tenhamos propostas que possam ser realmente concretizadas -, destacou.

Já o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Pires de Carvalho, destacou os desafios da Atenção Básica, ressaltou que todos os assuntos debatidos são importantes, pois cada um deve fazer sua parte.

O representante do Conselho Estadual de Saúde, Sebastião Piraí, destacou também a importância da realização da Conferência Municipal de Saúde, principalmente no cenário atual que vive o Estado do Rio de Janeiro e o país. "Estamos vivendo momentos difíceis e é muito importante que possamos tirar diretrizes que vão nortear as políticas de saúde de nossa cidade", disse.

O secretário municipal adjunto de Alta e Média Complexidade, Leandro Mattos, ressaltou a importância da realização da Conferência em prol da cidade. "Gostaria de parabenizar a todos por esse evento e que os dados revelados aqui possam contribuir para melhorar ainda mais a qualidade da saúde do nosso município", disse.

Márcio Barcelos falou sobre os avanços técnicos e científicos na assistência dos enfermos e que vem trazendo resultados positivos. "É um desafio garantir o retorno normal da saúde dos cidadãos. Devemos unir esforços e investir na prevenção, no saneamento básico, Estratégias Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS)", frisou.

O vereador Marcel Silvano ressaltou a importância da realização da Conferência Municipal de Saúde como espaço democrático para discutir a saúde. "É importante debater e apresentar soluções, principalmente ouvir a população que é o usuário", declarou.

Estandes

A XIII Conferência Municipal de Saúde também conta com estandes do Centro Regional de Informações sobre medicamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde; Controle Avaliação e Auditoria; Centro de Controle Zoonoses (CCZ); DST/Aids; Estratégia Saúde da Família (ESF); Programa Saúde da Mulher; subsecretaria de Saúde Bucal e Núcleo Municipal de Saúde Integrativa.

Subtemas

A XIII Conferência Municipal de Saúde terá os seguintes subtemas: Atenção Básica; Média e Alta Complexidade; Assistência Farmacêutica; Vigilância em Saúde e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação

Quinta-feira, dia 29


7h30 - Credenciamento.

8h - Café da Manhã.

8h30 - Solenidade de abertura.

9h30 - Leitura e aprovação do regulamento.

10h30 - Apresentação dos resultados da XII Conferência.

11h30 - Apresentação cultural - Núcleo de Dança Portadores da Alegria.

12h - Almoço.

13h30 - Palestra 1 - Controle Social na Atenção Básica com a enfermeira sanitarista Solange Belchior.

14h30 - Palestra 2 - Modelo de Financiamento e Gestão na Saúde com Dr.Caio Silva, Ouvidor e Representante do clube junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

15h30 - Palestra 3 - Ética e Direitos Humanos na Saúde com Márcia Rebeca da Rocha de Souza, enfermeira mestra pela Escola de Enfermagem USBA.

16h30 - Diálogo temático.

17h30 - Formação dos Grupos de Trabalho.

18h - Encerramento.

Sexta-feira, dia 30

7h30 - Credenciamento.

8h - Café de manhã.

9h - Grupos de trabalho.

12h - Almoço.

13h - Retorno dos grupos.

15h30 - Entrega de relatórios e apresentação cultural - Grupo de teatro Grutas.

16h - Plenária final.

18h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário