segunda-feira, 26 de junho de 2017

COMEÇA O CADASTRO NACIONAL DOS ARTESÃOS EM CABO FRIO

Por em 26/06/2017
Teve início nesta segunda-feira (26) o cadastramento da Carteira Nacional do Artesão em Cabo Frio. Cerca de 100 artesãos estiveram presentes na Ferlagos, onde a cerimônia de cadastramento está sendo realizada. O cadastro é gratuito e é uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ/TurisRio).

Participaram da solenidade o secretário municipal de Cultura, Ricardo Machado, o subsecretário João Félix, a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, o diretor cultural da Câmara Municipal, Ricardo Varella, a subsecretária adjunta de Turismo do Estado, Néia Marioz e o diretor da Ferlagos, Edson Cureco.

Foi apresentada uma palestra ministrada pela subsecretária adjunta de Turismo do Estado, Néia Marioz, na qual foi apresentado o programa do cadastro. Para os artesãos se habilitarem para retirar a carteira, é necessário que eles participem dessas palestras, que irão acontecer até esta quarta-feira (28). Ao fim da cada palestra, o cadastramento é iniciado. A Ferlagos fica na Avenida Julia Kubistchek, 89, Centro.

Para o secretário municipal de Cultura, Ricardo Machado, a Carteira Nacional do Artesão é um instrumento de identificação e de qualificação.

"Com a carteira o artesão pode aumentar sua renda, já que facilita o acesso aos eventos especializados, como feiras e exposições”, explicou.

A secretária de turismo, Fabíola Bleicker, ressalta a importância do artesão para a identidade de Cabo Frio, bem como para movimentar o turismo no município:

"O turismo pode ser a indústria que impulsionará o nosso município, pois é a forma mais rápida de trazer divisas para nossa cidade e o artesanato vem contribuir com essa movimentação de recursos, gerando emprego e renda. É importante salientar que essa união de esforços entre o Estado e o Município veio trazer benefícios de valorização e reconhecimento do artesão como profissional. Eles são o nosso cartão de visita que exporta a nossa identidade para outros lugares", conta ela;                   

 

Requisitos

Para realizar o cadastro os interessados devem chegar no local da inscrição até às 10h, ter mais de 16 anos, apresentar foto 3x4, original e cópia da identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência em nome do requerente.

Cada artesão deverá levar até três peças de cada técnica já produzida e uma inacabada para finalização no ato do cadastro para demonstração de habilidade manual para comprovação técnica. Quem se cadastrou antes do ano de 2015 também tem que atualizar os dados.

A emissão da Carteira é totalmente gratuita, válida como identidade em todo território nacional e insere automaticamente o artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), que tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria. Além disso, o órgão também promove o empreendedorismo e a disseminação da prática do artesanato.

O cadastro será realizado até a próxima quarta-feira 928), das 10H às 16h, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário