quarta-feira, 28 de junho de 2017

População do Barreiro recebe 5ª edição do "Prefeitura no Bairro"

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 27/06/2017 14:09

  • / PREFEITURA E COMUNIDADE / 27/06/2017 14:09

    Uma multidão chegou cedo para aproveitar os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Belém


A Prefeitura de Belém deu início nesta terça-feira, 27, a mais uma edição do programa “Prefeitura no Bairro”, que dessa vez foi levado ao Barreiro. Com cerca de 26 mil habitantes, o Barreiro é o quinto bairro da cidade a receber o programa municipal, que durante três dias leva todos os órgãos e entidades do município para dentro da comunidade. Ali, são prestados serviços de saneamento, saúde, urbanismo, cadastros em programas sociais e muito mais. Além disso, um bate-papo da população com o prefeito Zenaldo Coutinho, o vice-prefeito Orlando Reis e secretários municipais gerou uma cartilha de demandas e compromissos que continuarão sendo realizadaos no bairro pela gestão municipal mesmo após o encerramento do evento.
“Quando a gente fala em três dias de ‘Prefeitura no Bairro’ são os três dias de todos os órgãos, dessa ação integrada. Mas, a partir desses três dias, com todas as demandas e tudo aquilo que é assumido como compromisso, os serviços continuam. Então, a Prefeitura dá sequência a uma série de ações dentro do bairro”, explicou o prefeito  Zenaldo Coutinho.
Segundo o prefeito de Belém, o programa que ainda é novo e chega a 5ª edição no Barreiro, vem se firmando como um dos mais importantes para o município. Apenas nas quatro primeiras edições já foram realizados mais de 44 mil atendimentos.
“Com certeza é uma presença importantíssima tanto pra população, que recebe os serviços, como também para a própria prefeitura, que dialoga diretamente com a comunidade e, dessa forma, pode estabelecer um cronograma de ações emergenciais e também programadas a médio e longo prazo, com a contribuição e a colaboração do próprio povo”, reforçou o prefeito Zenaldo Coutinho.
O envolvimento da comunidade com o programa municipal tem se tornado tão expressivo, que até a escolha do local de realização do evento foi indicado pela própria população do bairro. Esta edição ocorre às margens do canal São Joaquim, entre as passagens Mirandinha e Stélio Maroja.
Para o morador do Barreiro e conselheiro tutelar, João Maria Lopes Ramos, de 51 anos, mais conhecido como Johnny do Barreiro, o local é o coração do bairro e reflete a vida da comunidade.
“A gente agradece por terem escolhido este local pra realizar o evento. Isso é inédito dentro do Barreiro, nunca aconteceu antes. Uma prefeitura vir com toda a sua estrutura pra essa comunidade. Para nós, é uma grande alegria ver que tem uma pessoa que olha por esse bairro. E não é só isso, tem muitos projetos acontecendo da prefeitura aqui dentro do Barreiro”, afirmou Johnny, se referindo a inauguração da escola Municipal de Educação Infantil Erê e a reforma da escola Municipal Inês Maroja, entre outros.
Durante o “Prefeitura no Bairro” foram disponibilizados serviços de orientação nutricional, avaliação oftalmológica e bucal, vacinação, consulta com clínico geral, testes rápido de HIV e sífilis; agendamento para emissão de carteira de trabalho, carteira de identidade, cartões Passe Fácil, e credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos; inscrição para programas sociais através do CadÚnico; e muito mais.
A diarista Marrieti de Jesus Barbosa, de 33 anos, aproveitou a oportunidade para levar o filho mais novo, Marlison, de 3 anos, para uma consulta com o dentista. Acompanhando mãe e filho, a mascote da turma, a cachorrinha Meg, de 4 meses, também participou do evento, ela foi imunizada contra raiva pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
“Isso daqui é muito bom mesmo, a gente precisava. Toda a minha família  por aqui. Meu filho mais velho já tirou a carteira de identidade, minha sobrinha agendou a carteira de trabalho e por aí vai”, comentou sorrindo Marrieti, moradora do Barreiro há 31 anos, que ainda pretendia se consultar com um clínico geral e retornar ao local durante os próximos dois dias de ação, que seguem até a quinta-feira, 29, às 13h.
“Eles atendem a gente muito bem. Foi tudo calmo, tranquilo, e sem confusão, apesar de ter vindo bastante gente”, disse.
Ainda como resultado da demandas populares, o prefeito Zenaldo Coutinho determinou que uma série de serviços de saneamento, urbanismo, mobilidade urbana e saúde, sejam realizados imediatamente no local, entre eles, revitalização asfáltica, melhoria da iluminação pública e da sinalização de trânsito. Os serviços devem começar a ser realizados no local na próxima segunda-feira, 03.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário