sexta-feira, 30 de junho de 2017

Quarenta mil alunos participam de feiras de ciências

2017-06-30 16:48:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de letreiro Feira das Ciências
Foto: Ana Chaffin
Trabalhos destacam criatividade dos alunos com temas desenvolvidos em sala de aula
Segue até o início de julho a programação das feiras de ciências na rede municipal. A expectativa é a participação de cerca de 40 mil alunos do Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Infantil com as experiências nas salas de aula. O foco é contribuir com raciocínio lógico e incentivar a comunicação oral.
Entre as unidades participantes está o Colégio Municipal Engenho da Praia, que mobilizou alunos do sexto ao nono ano. Em meio a materiais coloridos produzidos com canudos e o doce da jujuba, as estudantes Mayuni Saito, Izadora de Oliveira e Pâmela Gomes apresentaram o trabalho "sólidos geométricos".

O público conheceu formas como pirâmides, hexaedros e octaedros. "Gostamos muito de apresentar este trabalho. A matemática e os sólidos geométricos estão presentes na nossa vida. Sonho em ser engenheira. Amei estudar tudo isso", conta Izadora. Já a dupla Gabriel Donassi e Alan dos Santos destacou a realidade das estradas no país através de uma maquete. "Gostamos de pesquisar sobre as rodovias. A precaução e o respeito às leis de trânsito são muito importantes", contam.

As feiras se destacam por evidenciar soluções criativas para problemas cotidianos. De acordo com a professora do Colégio Engenho da Praia, Rosilene Sanches, a curiosidade dos alunos é despertada. "A feira de ciências possibilita melhor aprendizagem dos estudantes por conta da pesquisa e trabalhos práticos desenvolvidos", comenta.

Os alunos do Engenho da Praia na faixa de dois a cinco anos apresentaram experiências que podem fazer parte do dia a dia em casa ou na sala de aula.

A Escola Municipal de Educação Infantil Celita Reid Fernandes agitou cerca de 300 alunos e familiares. Segundo a diretora, Soraya Mothé, as experiências práticas nas salas de aula foram promovidas como forma de promover o conhecimento. Com mediação do professor, os alunos exploram e investigam diversas possibilidades.

Evento que abrange todas as escolas será promovido em setembro

O secretário de Educação, Guto Garcia, pontua que as feiras de ciências enaltecem no aluno o senso de organização, observação, pesquisa e investigação. "Estamos satisfeitos com os resultados apresentados. Alunos, professores e a equipe gestora estão de parabéns", observa.

Durante as feiras de ciências, as escolas selecionam os trabalhos de destaque para serem apresentados na IV Feira de Ciências de Macaé (Fecimac), que vai acontecer no dia 20 de setembro, na Cidade Universitária. Para participar da programação, a coordenação do evento sugeriu que fossem elaborados trabalhos com o tema "A Matemática está em tudo". A Fecimac tem a proposta de desenvolver nos estudantes competências que permitam compreender o mundo, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário