terça-feira, 27 de junho de 2017

Prova Macaé avalia cerca de sete mil alunos da rede

2017-06-27 17:16:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de aluno da rede municipal em aplicação de prova.
Foto: Maurício Porão
Avaliação pontua o desempenho global dos alunos e traça ações para os desafios do processo de ensino
Cerca de sete mil alunos do quinto, sexto e nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal participaram, nesta terça-feira (27), da Prova Macaé. O objetivo é identificar dificuldades - dos alunos e do ensino - para melhor planejamento pedagógico.
Alunos das unidades de ensino Escola Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), Colégio Municipal Engenho da Praia, Escola Interagir (Centro) e Escola Municipal Lions (Glória), dentre outras, participaram do processo, que teve 15 questões de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e uma produção textual. A ação tem como objetivo acompanhar o processo ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando professores e gestores.

Luan Gomes Venceslau, aluno da Escola Municipal Lions, elogiou a prova. "Gostei muito do que foi cobrado. Principalmente das questões de Língua Portuguesa", conta. A aluna Maria Clara da Silva Santos, da mesma escola, admitiu estar ansiosa com o resultado. "Amo estudar. Provas como estas são muito boas", comenta.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção da Superintendência de Ensino Fundamental é avaliar o desempenho global dos alunos, competência leitora, traçar ações voltadas para os desafios do processo de ensino e analisar dados da gestão da unidade.

A avaliação foi aprovada pelos gestores e professores. As diretoras Simone Carvalho (da Escola Maria Letícia Santos Carvalho); Ivone de Jesus (Engenho da Praia) e Janaína Zimmer (Lions) elogiaram a prova e compartilharam da mesma opinião. "Avaliações externas como estas são fundamentais. Motivamos os alunos e familiares para que eles percebam a importância do processo de ensino e detectem avanços e dificuldades apresentados nas salas de aula. Nossos alunos são incentivados a se dedicar cada vez mais e também a entrar no ritmo de avaliações, que contam com cartão resposta e exigem maior concentração", explicam.

A prova é organizada de acordo com os conteúdos do bimestre e da Prova Brasil, que será realizada no fim do segundo semestre. A planilha de correção será encaminhada para a Secretaria de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário