segunda-feira, 26 de junho de 2017

Saúde Total chega a Glicério na próxima quarta

2017-06-23 16:48:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de mulher sendo vacinada
Foto: Guga Malheiros - Arquivo Secom
O objetivo é imunizar toda população contra febre amarela
A prefeitura realizará, na quarta-feira (28), próximo à praça principal do distrito de Glicério, na região serrana, o projeto "Saúde Total", de 9h às 15h. O objetivo é sensibilizar os moradores sobre a importância de se imunizar contra a febre amarela. Haverá ainda a oferta de outros serviços de saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação nutricional, orientação dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ações educativas para as crianças, entre outras atividades.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, alertou que muitos moradores ainda ficam resistentes a tomar a vacina e que a imunização é a única forma de prevenir a doença. "Tivemos em nosso município quatro confirmados, sendo duas mortes registradas de pessoas que não tinham tomado a vacina. A situação é preocupante e todos devem se proteger", ressaltou.

As atividades do Saúde Total serão realizadas das 9h às 15h. A programação contará ainda com avaliação física, percentual de gordura e orientações sobre práticas esportivas. A Defesa Civil realizará, das 11h às 14h, demonstração de primeiros socorros. Também haverá espaço para tirar dúvidas sobre recursos de multa, carteira de idoso, estacionamento e educação ambiental.

A primeira edição do Saúde Total aconteceu no dia 9 de junho, em Trapiche, também na serra. Na oportunidade, 45 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela.

Por recomendação da Secretaria de Saúde, todas as pessoas residentes na serra, a partir de nove meses de idade, fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra a febre amarela, incluindo gestantes, mulheres que estejam amamentando e idosos acima de 60 anos.

É bom ressaltar que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão percorrendo todas as casas da região serrana, onde os casos foram confirmados, realizando a vacinação contra a febre amarela e conferindo os cartões de quem já foi vacinado.

Participam da ação a Defesa Civil, Guarda Ambiental, as secretarias municipais de Ordem Pública; Ambiente e Sustentabilidade; Mobilidade Urbana; Educação; Esportes e Interior, além da Comissão Interna de Prevenção e Acidentes (CIPA), Escola Técnica José Rodrigues e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário