segunda-feira, 26 de junho de 2017

Guardas municipais de Belém concluem primeira etapa de curso de Libras

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 26/06/2017 12:11

  • / ACESSIBILIDADE / 26/06/2017 12:11

    Vinte guardas municipais concluíram nesta segunda-feira, 26, o primeiro módulo do curso de Libras, garantido por uma parceria da Prefeitura com a Seduc.


Uma turma com 20 guardas municipais de Belém concluiu nesta segunda-feira, 26, o primeiro módulo do curso de Libras, uma parceria da Prefeitura de Belém com o Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, foram 80 horas de aula, entre práticas e teóricas.
Para concluir esta etapa do curso, os alunos passaram por uma prova, encenando uma situação que já ocorreu com uma das guardas presentes no curso. “Eu estava na praça Batista Campos e um rapaz chegou atordoado, tentando me perguntar algo, mas ele era mudo e surdo. Eu não consegui responder o que ele queria e ele foi embora. Me senti constrangida com aquilo e foi o que me motivou a participar do curso”, explicou a guarda municipal Suanny Sodré, de 41 anos, 15 de carreira.
Na turma dos guardas municipais, três alunos com deficiência auditiva auxiliaram na prática dos servidores durante o período das aulas.
Para o guarda municipal Rosivaldo Conceição, de 46 anos, que já trabalha há 23 na Guarda Municipal de Belém (GMB), o curso de libras deveria ser quesito obrigatório na formação dos profissionais. “Nós lidamos com público e temos que saber orientar, proteger e nos comunicar com todos. Não saber lidar com surdos, por exemplo, é excluir uma parcela da sociedade da comunicação”, frisou.
A próxima etapa é o segundo módulo do curso, no qual os alunos já entram em um conhecimento mais avançado da linguagem. As aulas começam em agosto e serão ministradas pela professora de Libras do CAS Rosa Diniz. “Na primeira etapa, eu trabalho mais o sentido emocional, do trato com os deficientes auditivos e uma parte introdutória das questões práticas. No módulo intermediário que eles entram agora em agosto, eu foco muito mais na parte prática, aumentando o vocabulário deles”, explicou.
Os 20 guardas que concluíram a primeira etapa voltam às aulas no dia 7 de agosto, para iniciar o segundo módulo do curso de Libras.
Texto: João Alberto Rufino
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário