quarta-feira, 28 de junho de 2017

Conferência Municipal de Saúde começa nesta quinta

2017-06-27 12:02:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
pessoas em pé dentro de uma sala
Foto: Divulgação
Objetivo é discutir demandas para o setor e definir prioridades
Fundamental para o bom funcionamento da gestão da saúde, a Conferência Municipal de Saúde é uma ferramenta importante para avaliar a situação do setor no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas. Em Macaé, o evento, que está na sua 13ª edição, vai acontecer na quinta-feira (29) e sexta-feira (30), de 7h30 às 18h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
A conferência deve acontecer a cada dois anos e contar com a participação de vários segmentos da sociedade. O resultado das discussões servirá de base para a construção do Plano Plurianual de Saúde (PMS), no qual constará as necessidades da população.

O secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde, Alex Sandro Marciano, lembra que puderam se inscrever um delegado e um suplente por instituição, que terão direito a voz e voto. Os demais participarão como observadores. Os participantes com direito a voto definirão os delegados que representarão o município na conferência estadual.

A Conferência Municipal de Saúde tem como objetivo discutir a política da área e as ações que precisam ser planejadas, como: acesso ao atendimento, qualidade dos serviços oferecidos, mecanismos de controle social e programas de prevenção. A meta é levantar propostas para a elaboração de um plano de ação para os próximos anos, com o objetivo de melhorar o atendimento e os programas de saúde do município.

Programação:

Dia 29

7h30 - Credenciamento.

8h - Café da Manhã.

8h30 - Solenidade de abertura.

9h30 - Leitura e aprovação do regulamento.

10h30 - Apresentação dos resultados da XII Conferência.

11h30 - Apresentação cultural - Núcleo de Dança Portadores da Alegria.

12h - Almoço.

13h30 - Palestra 1 - Controle Social na Atenção Básica com a enfermeira sanitarista Solange Belchior.

14h30 - Palestra 2 - Modelo de Financiamento e Gestão na Saúde com Dr.Caio Silva, Ouvidor e Representante do clube junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

15h30 - Palestra 3 - Ética e Direitos Humanos na Saúde com Márcia Rebeca da Rocha de Souza, enfermeira mestra pela Escola de Enfermagem USBA.

16h30 - Diálogo temático.

17h30 - Formação dos Grupos de Trabalho.

18h - Encerramento.

Dia 30

7h30 - Credenciamento.

8h - Café de manhã.

9h - Grupos de trabalho.

12h - Almoço.

13h - Retorno dos grupos.

15h30 - Entrega de relatórios e apresentação cultural - Grupo de teatro Grutas.

16h - Plenária final.

18h - Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário