quarta-feira, 28 de junho de 2017

Programa 'Saúde Total' é realizado em Glicério

2017-06-28 15:25:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas na tenda do Saúde Total em Glicério
Foto: Maurício Porão
Vacinação contra a febre amarela, aferição da pressão arterial e avaliação física são promovidas
O aposentado José Mauro Barbosa, de 78 anos, morador de Glicério, foi uma das pessoas que aproveitou o projeto Saúde Total, que aconteceu nesta quarta-feira (28), na praça principal do distrito de Glicério, até às 15h, para se imunizar contra a febre amarela. Além da vacinação, um dos principais objetivos do evento foi promover aferição de pressão arterial, glicemia, orientações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), avaliação física, entre outras ações.
- Não me vacinei antes pois, em função da minha idade e por complicações na minha saúde, fiquei com medo. Mas conversei com os profissionais e eles esclareceram que não haveria problema. Achei muito boa essa iniciativa - contou.

O autônomo Cícero Alcântara também aproveitou o evento para tomar a vacina contra a febre amarela. "Viajo muito a trabalho e, por isso, não tive tempo de me imunizar. Aproveitei que estava em Glicério e me imunizei", disse.

O estudante João Pedro Braga, do sétimo ano do segundo segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Raul Veiga, de 13 anos, conta que aproveitou o Saúde Total para aferir pressão e passar por uma avaliação física feita pelos profissionais da Secretaria de Esportes.

- Fiquei sabendo que a minha pressão arterial sofreu uma alteração e fui orientado a procurar um médico. Já o meu peso está bom. Gostei muito de ter participado, declarou.

A gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, informou que até esta quarta-feira (28), foram vacinadas 187.500 pessoas em Macaé. "Em Glicério, além da vacinação na praça, vamos às residências onde os moradores não tomaram a vacina", informou.

Quem passou pelo local também obteve informações sobre o trabalho desenvolvido pelo setor de educação ambiental da Guarda Ambiental, vinculada à Secretaria de Ordem Pública. Os moradores conheceram velas de citronela confeccionadas com óleo reciclado, projetos como "Resgatando o passado e semeando o futuro" e as áreas de atuação.

Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade prestaram informações sobre as atividades desenvolvidas no Parque Municipal do Atalaia e o trabalho de educação ambiental.

Os agentes da Defesa Civil demonstraram como proceder nos primeiros socorros de pessoas que sofreram convulsão, queimaduras e engasgo.

Já os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) distribuíram folhetos explicativos sobre como prevenir a febre amarela, dengue, zika vírus e chicungunha.

Participaram do Saúde Total as Secretarias Municipais de Saúde, Mobilidade Urbana, Ambiente e Sustentabilidade, Educação, Esportes e as Adjuntas de Comunicação, Interior, Defesa Civil, além da Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA), Escola Técnica José Rodrigues e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário