IV Seminário de Gestão Sustentável da FSMA encerra com entrega do “Prêmio de Mérito Acadêmico”

IV Seminário de Gestão Sustentável da FSMA encerra com entrega do “Prêmio de Mérito Acadêmico”

Com o tema “Ética Sustentável – Cultura e Consciência em tempos difíceis”, a segunda noite do IV Seminário de Gestão Sustentável da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – foi marcada pela entrega do Prêmio de Mérito Acadêmico há cinco alunos destaques.
Neste semestre, receberam a premiação: Caio da Silva Pimentel Figueiredo (1º lugar, estudante do Curso de Engenharia de Produção); Naiara Pavan Rodrigues (2º lugar, estudante do Curso de Engenharia de Produção); Janaína Aparecida dos Santos (3º lugar, estudante do Curso de Psicologia); Luise da Silva Pimentel Figueiredo (4º lugar, estudante do Curso de Administração); e Bruna Campos da Silva Pires (5º lugar, estudante do Curso de Administração).IV Seminário de Gestão Sustentável - 2º dia 06-06-2017 Foto Paolla Itagiba (8)
“O Prêmio foi lançado em 2015, de forma a reconhecer os estudantes por seu desempenho semestralmente. Nos sentimos muito felizes ao sabermos que esta celebração é mais um resultado do cumprimento do projeto pedagógico institucional, onde firmamos o compromisso com a aprendizagem dos alunos”, explicou a vice-diretora da FSMA, Ana Cristina Lousada.
Antes porém, os alunos de todos os cursos da FSMA, puderam prestigiar o lançamento do livro “Networking & Empreendedorismo”, pela coordenadora do Curso de Administração, Silvia Lourenço, bem como a palestra do professor doutor, João Valdecir Batistiolle, com o tema “Bioética do meio ambiente: por que estamos repensando nossos valores?”. “Uma das motivações para se discutir ecologia hoje é o fato de vivermos uma rota de progresso devastadora, que não garante que haverá futuras gerações. E exatamente por isso é preciso conversar com as pessoas para que elas se preocupem com seus valores e com o padrão de consumo, para assim, tentar mudar esta rota e para que haja a possibilidade de sobrevivência futura”, disse Batistiolle.
Após a palestra, os universitários ainda puderam participar de oficinas com os seguintes temas: “CF – Biomas Brasileiros” (com Eduardo Damas); “Laudato Si” (com Lalita Peçanha); “Gestão das Relações Humanas” (com Nilson Antônio Guzzo Junior);“Código Florestal: Produtividade com sustentabilidade” (com Francisco de Assis); Sustentabilidade e Yoga (com Victor Maddu); Apresentação Oral de Projetos de Pesquisa na Área de Sustentabilidade (com Hans Schmidt); e “Logística Reversa Aplicada na Indústria de Óleo e Gás (com Glaucio Ferreira da Silva).
O público de discentes, docentes e comunidade ainda pode apreciar a apresentação de música do aluno Raphael do Curso de Psicologia e participar da exibição do Painel Ético da FSMA, contemplar as exposições de fotos de Laís Monteiro (Blog Encacheada), Ana Carolina Paiva e Marina Costa, e do sorteio de brindes.IV Seminário de Gestão Sustentável - 2º dia 06-06-2017 Foto Paolla Itagiba (10)
A diretora geral da FSMA, Ir. Carmelita Agrizzi, avaliou o evento. “O mundo já será melhor porque estivemos aqui discutindo ética sustentável. Ai de nós se não contribuirmos para uma sociedade mais justa, mais fraterna para uma casa habitável. Sejamos nós a presença saudável que dignifica o ser humano e faz da terra nossa casa comum e solo sagrado”, pontuou.
No primeiro dia do Seminário (segunda-feira, dia 05) o evento contou com as palestras do professor mestre e deputado federal, Chico Alencar, e do professor mestre e ex-coordenador de Biodiversidade da Prefeitura de Macaé, Sávio Magaldi.
O principal objetivo do Seminário de Gestão Sustentável da FSMA é promover o debate acadêmico sobre gestão sustentável, integrando discentes, educadores e comunidade, além conscientizar a respeito da necessidade de promover ações de sustentabilidade e mudanças de comportamento social em relação ao ambiente em que vivemos.

Texto: Moira Paula
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação