quinta-feira, 29 de junho de 2017

Festa de São Pedro terá programação especial

2017-06-29 14:14:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de barcos
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Tradicional procissão marítima acontece neste domingo, dia 2
A programação religiosa da festa de São Pedro, cuja igreja se localiza na Barra de Macaé, tem início nesta quinta-feira (29) - dia do santo. As comemorações também contarão com procissão marítima organizada pela Colônia dos Pescadores de Macaé, no domingo (2).
Na Paróquia de São Pedro, entre quinta-feira e sábado (1°), os fiéis participam da novena, às 18h30. O pároco Luiz Corrêa está animado com a missa solene de aniversário do quarto ano de dedicação à paróquia, que será realizada nesta quinta-feira, às 19h, seguida de quadrilha da catequese, às 20h30 e. 'Evangeliza Show' com o Ministério 'Jovens Sarados', às 21h e com Elcio e Nildo, às 22h30.

Na sexta-feira (30), festa continua com missa celebrada às 19h, ficando para as 21h o 'Evangeliza Show'. Às 22h30, será a vez do show popular animado pelo grupo 'Raça Mineira'. No sábado (1°), após a missa das 19h, a quadrilha 'Luar de Prata', do Lagomar, se apresentará, havendo show com o Ministério Uster Mikael, às 21h, e show popular com Kabine de Luxo, às 22h30. No último dia da festa religiosa em homenagem a São Pedro, no domingo (2), haverá no período da manhã, missa, às 8h, seguida de passeio ciclístico, às 9h30. No domingo (2) também haverá procissão motorizada com a participação dos jipeiros de Macaé, às 16h. Na ocasião, o padre Luiz Corrêa fará a bênção dos automóveis.

Procissão marítima marca comemorações no domingo

Além da programação religiosa, os pescadores também prestarão homenagens ao seu padroeiro com a realização da tradicional procissão marítima. O evento começará com uma caminhada levando a imagem de São Pedro, com saída prevista para as 14h da sede da colônia, Rua Dr. Júlio Olivier, 148 - Imbetiba. O grupo seguirá em direção ao cais municipal, no Mercado de Peixes, de onde cerca de 15 embarcações devidamente enfeitadas seguirão para o mar.

Após a procissão, haverá cerimônia religiosa no cais do mercado. No mesmo dia, às 19h, a festa continuará na Praça dos Pescadores, na Barra de Macaé, com premiação para as embarcações mais enfeitadas e sorteio de brindes, seguida de show de pagode com o grupo Conversa Aê.

Toda a programação, organizada pela Colônia dos Pescadores, é aberta ao público e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura. "O Objetivo é não deixar nossa tradição acabar, unindo forças para manter nossas raízes culturais", afirma Marcelo Pereira, presidente da colônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário