quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Cursos de Qualificação em parceria com Senai têm aula inaugural

Cursos de Qualificação em parceria com Senai têm aula inaugural
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, participou, na noite de terça-feira (22), no Ciep Municipalizado Dr. Amilcar Pereira da Silva, da aula inaugural de dois dos 38 cursos gratuitos de Qualificação Profissional (Almoxarife e Pintor Industrial, Rolo e Trincha) oferecidos pelo Município, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A Prefeitura vai custear 70% dos cursos, enquanto o Senai 30%.
De acordo com o Edital, o público alvo é 100% do município e é formado 50% por pessoas beneficiadas pelos programas sociais, e a outra parte por concorrentes, com prioridade para desempregados, pessoas que não possuem cursos de qualificação e com mais idade. O instrutor do curso de Pintor Industrial também é de Quissamã: Denilson Moreno, que se mostrou motivado com o reconhecimento da equipe técnica do Senai. Os alunos do bairro Santa Catarina (7), Barra do Furado (4), Penha/Goiabal (1), Morro Alto (2) e Canto de Santo Antônio (1), localidades distantes do antigo Polo de Confecções, no Carmo, onde serão instalados os laboratórios, terão transporte gratuito, cedido pela secretaria municipal de Educação e serão identificados através de carteiras.
O coordenador de Educação do Senai-RJ, Hans Peter, informou que os cursos oferecidos serão nos mesmos moldes realizados pela unidade de Macaé. "A capacitação vai exigir comprometimento, frequência e outros requisitos necessários para a formação. Todos devem aproveitar a oportunidade dada pelo Município, porque o custo médio de um curso é de R$ 2 mil, e todos os selecionados não pagarão nada com o investimento da Prefeitura", falou.
O secretário da pasta, Arnaldo Mattoso, lembrou que a frequência é fundamental para os novos qualificados. "Todos os inscritos devem participar integralmente dos cursos, porque em caso de falta ou desistência estarão impedidos de se inscrever para as próximas ofertas, nos próximos dois anos. Também ressaltamos a expressiva presença feminina no curso de Almoxarife, e isso mostra que Quissamã tem condições de competir no mercado de trabalho", comentou.
Fátima destacou que a capacitação é um dos caminhos para gerar renda e movimentar a economia. "É um momento muito especial. Acredito no Senai e a qualificação de todos vocês permitirá o acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Um marco conseguirmos cursos desse porte, que estão sendo oferecidos de graça", disse.
Participaram ainda do evento, a analista de mercado Patrícia Santos e o técnico em Educação do Senai-RJ Wagner Nascimento, o subsecretário municipal de Educação, Aílson Belarmindo, e o vereador José Borba.

Calendário - Este ano vão ser realizados seis cursos; em 2018, 22, e em 2019, 10. O curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com turma de 20 alunos, terá início no dia 12 de setembro e encerramento no dia 29 de novembro, o de Montador e Reparador de Computadores será no dia 3 de outubro, com prazo final previsto para 6 de dezembro. Os cursos de Pintor de Obras, com duração de 50 dias, começa no dia 4 de outubro e será encerrado no dia 21 de dezembro e o de Mecânico de Motores Ciclo Otto, com 60 dias, vai ser realizado de 6 de novembro a 19 de março de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário