quarta-feira, 18 de julho de 2018

Museu abrirá exposição sobre a chegada da luz elétrica a Campos

A inauguração da luz elétrica na iluminação pública em Campos aconteceu em 1883 por Dom Pedro II. Abertura será no dia 19 de julho.
Por: Lívia Nunes - Foto: Divulgação -  16/07/2018 - 16:19:59
 (Foto: Divulgação)
O Museu Histórico de Campos em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG) apresentará a história da primeira cidade da América Latina a utilizar a luz elétrica na iluminação pública, Campos dos Goytacazes. A exposição será aberta no próximo dia 19 com mesa de debates com os pesquisadores Genilson Soares e Helvimar Carneiro Rangel, mediada pela gerente do Museu, Graziela Escocard.

A inauguração da luz elétrica na iluminação pública em Campos aconteceu em 1883 por Dom Pedro II e a capital do império, Rio de Janeiro, só recebeu o feito no ano seguinte. A mostra contará com ilustrações e material ligado à eletricidade, incluindo, uma chave elétrica similar a usada pelo imperador, para ativar o fornecimento de luz em Campos.

— Muita gente não sabe, mas Campos foi a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica na iluminação pública, um fato histórico muito relevante. Teremos uma exposição com ilustrações e materiais interessantes à história. Teremos também em exposição uma chave elétrica similar a usada por Dom Pedro II na ocasião — comentou Graziela Escocard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário