terça-feira, 17 de julho de 2018

Para tomar vacina é necessário apresentar o cartão do SUS

O documento é de extrema importância e deve ser levado pelo paciente em todos os procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde.
Por: Daniela Nascimento - Foto: Rafael Peixoto -  16/07/2018 - 14:45:27
 (Foto: Rafael Peixoto)
Para que o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) tenha garantidas suas informações em um banco de dados, gerando um histórico de marcação de consultas, exames e acesso aos medicamentos fornecidos pela rede, o Ministério da Saúde criou o Cartão SUS. O documento é de extrema importância e deve ser levado pelo paciente em todos os procedimentos realizados pelo SUS. 

O cartão do SUS é gratuito e pode ser feito nas unidades básicas de saúde e também no Centro de Saúde, no setor de cartões, de segunda a sexta-feira, das 8hs às 17hs.

— Os documentos necessários para fazer o cartão são identidade, CPF e comprovante de residência. No caso dos menores de idade é necessário  também que o responsável leve a certidão de nascimento — explicou o assessor chefe de Tecnologia da SMS, setor responsável pela confecção do documento, Samuel Menezes Gomes.



Em Campos, de acordo com a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Lastorina, a população precisa se conscientizar sobre a importância do documento, não somente para os adultos, mas também para as crianças desde o nascimento, por gerar os Dados ao MS em relação a população imunizada, criando um banco de dados de imunizações ao longo da vida do paciente.

- Em qualquer unidade de saúde, além dos documentos pessoais solicitados, o número do Cartão SUS também será necessário — ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário