quarta-feira, 18 de julho de 2018

Rafael Diniz: "A Saúde sempre será prioridade"

Prefeito recebeu nesta terça-feira (17), os 131 médicos convocados para UPHs e UBSs: "Seguiremos lutando para oferecer a melhor Saúde possível para a população".
Por: Redação - Foto: Hellén Souza -  17/07/2018 - 12:03:39
O prefeito Rafael Diniz recepcionou nesta terça-feira (17), os 131 médicos aprovados em concurso público de 2014, que foram convocados no mês passado. Os profissionais vão atuar nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e também em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), recompondo o quadro da administração pública diante da aposentadoria de servidores nos últimos quatro anos. A cerimônia aconteceu no auditório da sede administrativa da Prefeitura e, ainda nesta terça, os novos servidores públicos tiveram a oportunidade de escolher os locais onde irão trabalhar por ordem de classificação.

— Tivemos que cumprir alguns requisitos antes de fazer essa convocação e conseguimos alcançar a meta com responsabilidade. Não conseguimos fazer essa convocação antes porque quando assumimos tivemos uma redução na receita em mais de R$ 1 bilhão e, com isso, ficamos impedidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal — conta o prefeito, completando: "A Saúde continua e sempre será prioridade no nosso governo. Infelizmente ainda não temos a saúde que gostaríamos, já que enfrentamos muitas dificuldades. Hoje não atendemos somente os 500 mil habitantes de Campos, mas também de todas as regiões. Além disso, houve o aumento na demanda do atendimento, já que a crise financeira que nos dificulta administrar, também afetou o trabalhador, fazendo-o perder o seu plano de saúde. Mas, como disse, a Saúde é prioridade e seguiremos lutando para oferecer a melhor possível para a população". 

Rafael Diniz também ressaltou que o investimento na Atenção Básica é sinônimo de pensar no futuro da população. “Ações na Atenção Básica são de médio a longo prazo, mas se não investirmos na Atenção Básica, esse longo prazo se torna ainda maior. A urgência e emergência são importante sim, e estamos priorizando essa parte em alguns momentos, mas paralelamente estamos investindo na Atenção Básica porque de nada adianta hospitais superlotados e postos de saúde vazios”, avalia Rafael Diniz.

A subsecretária de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Cintia Ferrini, representou a secretária municipal de Saúde, Fabiana Catalani, que está no Rio de Janeiro participando de uma reunião no Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Esse momento da chegada de novos profissionais para reforçar o trabalho na Saúde é muito importante. Com os novos profissionais, poderemos melhorar ainda mais a assistência em saúde e a qualidade de vida das pessoas. Essa questão não é eleitoreira porque quem investe na Atenção Básica investe no futuro. Precisamos mudar algumas realidades no município, como a mortalidade infantil neonatal e a saúde mental, e os novos profissionais serão primordiais nesse trabalho”, disse Cintia Ferrini.

O secretário de Gestão Pública, André Oliveira, também participou da cerimônia e falou sobre o papel do servidor. “Foi com muita alegria que assinei aquela portaria de convocação e me fez lembrar de quando eu fui aprovado em concurso porque também só fui tomar posse quatro anos após a aprovação, em 1996. Como o nome já diz, somos servidores e devemos fazer o bem servir”, destacou André Oliveira.

Segundo o procurador-geral José Paes Neto, foi a primeira vez que os novos servidores puderam escolher seus locais de trabalho. “A Procuradoria, junto com a Secretaria de Gestão e de Saúde, fez uma análise de todas as aposentadorias nos últimos quatro anos e conseguimos abrir espaço para essa nova convocação. Além disso, pela primeira vez, demos o direito de escolha aos aprovados para que eles pudessem optar seus locais de trabalho, de acordo com a ordem de classificação. Essa oportunidade nunca tinha sido dada até então”, comentou o procurador-geral.

Para o vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dante Pinto Lucas, os novos médicos significam a concretização de um projeto voltado para a Saúde. “Concurso é feito por necessidade e desde que esse concurso foi feito que os profissionais são aguardados. Com os novos servidores atuando, poderemos melhorar todo o fluxo de atendimento desafogando a rede de urgência e emergência. O resultado vai ser lá na frente com a melhoria da Saúde para toda população”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário