domingo, 6 de novembro de 2011

DRAGA ANFÍBIA TRABALHA NO DESASSOREAMENTO NO LEITO DO RIO MACAÉ



Uma parceria entre a Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Ambiente, a Secretaria Estadual de Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) garantiu para Macaé o desassoreamento do antigo leito do Rio Macaé, com a chegada de uma draga anfíbia (foto acima) ou máquina pantaneira, na tarde desta sexta-feira (04), no município. A ação irá proporcionar mais velocidade de escoamento e melhor controle de cheias, diminuindo as enchentes nos bairros Malvinas e Ilha Leocádia.

- Nosso objetivo é revitalizar o antigo leito do Rio Macaé. Esta é a primeira vez que o município recebe este equipamento que flutua na água e draga o corpo hídrico com mais eficiência. Após a retificação do Rio Macaé desde a Bicuda até a sua foz, essa parte do rio ficou com pouca função, mas ele ainda é importante para o sistema de drenagem dos bairros que estão no seu entorno, explicou o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz.

A draga ficará em Macaé por dois meses, aproximadamente. O trabalho começará onde o rio retificado corta o antigo leito e vai até a ponte entre a Malvinas e a Ilha Leocádia, uma distância de aproximadamente um quilômetro de extensão e dez metros de largura. Na segunda-feira (7) um técnico virá para ajustar o equipamento e os trabalhos começarão no mesmo dia.

A draga tem capacidade de retirar um metro cúbico de lama a cada 10 minutos, ou seja, cerca de um caminhão por hora. Primeiro a draga puxa o material do fundo do rio e coloca na margem e em seguida no caminhão. Além disso, ela fará o acabamento do talude do rio.

A comunidade da Malvinas ficou satisfeita com a chegada do equipamento.

- É um sonho da população. A gente espera isso há 20 anos e esta revitalização irá ajudar em tudo, até no saneamento, pois no período da maré alta o esgoto não consegue descer. A população está muito feliz, disse o vice-presidente da Associação de Moradores do bairro, Dirlei da Silva Peçanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário