domingo, 6 de novembro de 2011

FAXINA AMBIENTAL: 300 QUILOS DE LIXO FORAM RECOLHIDO AS MARGENS DO MANGUE NO RIO MACAÉ


Cerca de 300 quilos de lixo espalhados nas margens do mangue do rio Macaé foram recolhidos nesta sexta-feira (4) pela ação “Mangue Limpo”. A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (4) pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ambiente, pescadores e profissionais do projeto Macaé Rio Sustentável, patrocinado pela Petrobras.

Às 9h30m o barco de apoio saiu do Iate Clube com 14 pescadores e com pequenas embarcações (canoas) acopladas, para proporcionar melhor chegada dos profissionais à beira do mangue. A atividade começou entre os bairros Nova Esperança e Ilha Leocádia e foi descendo o rio. A ação teve a duração de quase quatro horas.

De acordo com o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, o objetivo é chamar a atenção da população.

- Esta é uma ação pontual e temos a intenção de alertar a população para a educação ambiental. O lixo que as pessoas jogam na rua e nos rios chega ao Rio Macaé e ao mangue, prejudicando esse ecossistema, que é considerado um berçário. Queremos estimular o descarte adequado dos resíduos. Espero que no futuro nós possamos vir aqui para apreciar as belezas do mangue, sem encontrar nenhum resíduo, afirmou.

O coordenador do projeto Macaé Rio Sustentável, João Bandeira de Freitas, contou que o projeto surgiu para estudar as particularidades do Rio Macaé.

- Muito se fala sobre o Rio Macaé, mas pouco se sabia dele. Fizemos uma expedição desde a sua nascente, em Nova Friburgo, até a sua foz e avaliamos o que ele sofreu, seus impactos e como ele se comporta. A ideia é que aos poucos esse conhecimento seja levado para a comunidade de Macaé e de planejarmos o futuro desse corpo hídrico, revelou.

Os pescadores aprovaram a ideia da limpeza.

- Essa ação é muito importante e tem que continuar, pois ainda ficou muita coisa para tirar, apesar de termos tirado muito lixo hoje. O próprio morador tem que ter consciência, pois uma televisão não vai parar sozinha no mangue e hoje nós retiramos uma TV ali de dentro. Outra coisa que surpreendeu foi encontrar objetos que os próprios pescadores jogam como colete salva-vidas e pneu de embarcações. O mangue é muito importante para nós, pois tem ova de camarão e de tilápia e se deixarmos poluir não vamos conseguir pescado com a mesma qualidade, afirmou o pescador Claudeir Henrique da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário