quinta-feira, 14 de março de 2013

HOMENAGENS AOS POETAS DE HONTEM E DE HOJE


                14 MARÇO
 DIA NACIONAL DA POESIA
Não temos dúvida que a poesia é verdadeiramente a forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Dizem os historiadores que as poesias eram cantadas, acompanhadas  pela lira, um instrumento musical bastante comum na antiga Grécia. Assim sendo, escreveram que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje é considerado do Dia Nacional da Poesia, foi nesta data que nasceu o extraordinário e aplaudido poeta Castro Alves.
 
 
  Este renomado poeta brasileiro e romântico, morreu de tuberculose na Bahia em 6 de julho de 1871, tinha apenas 24 anos. Castro Alves escreveu obras clássicas como “Navio Negreiro”  e “Espumas”.
 
Não podemos esquecer de outros poetas brasileiros como Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Casimiro de Abreu e Carlos Drumond de Andrad ou até mesmo do formidável Olavo Bilac, todos poetas de valor inestimável.
 
E nesta oportunidade quando o assunto é poesia é justíssimo  publicar duas poesias de dois renomados poetas, conhecidos e festejados em Macaé. É uma forma de homenagea-los. São eles:  Carlos Rimolo, carinhosamente conhecido no mundo das artes como o Poeta Cigano  e Rubem Carneiro de Almeida Pereira, ambos possuem lindas e inspiradoras páginas poéticas. Leiam.
 
 
Poeta Carlos Rimolo
 
Canto de amor...!!!


Carlos Rimolo, o Poeta Cigano

Em seu coração, eu me vejo,
... Nesse amor, que ali persiste,
Ah! Como a quero, a desejo,
Mais lindo amor, não existe!

Gosto de junto estar, de você,
Abraçadinho, sentir seu calor,
E sempre ao seu lado, me ver,
Sussurrando, coisas de amor!

Ser o amor de todo momento,
Seu, como é o do sol e, a lua,
Mais feliz homem desse tempo,
Com a alma abraçada, à sua!!!!!
 
 
 
Historiador e poeta macaense, Rubem Carneiro de Almeida Perera - in memorian
Soneto "Macaé" de autoria do poeta macaense Rubem Almeida - in memorian
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário