quarta-feira, 13 de março de 2013

CARAPEBUS EM FESTA

Carapebus completa 18 anos

 

Hoje é motivo de festa para os Carapebuenses, pois a cidade completa 18 anos de emancipação política administrativa, para comemorar, a cidade receberá a cantora gospel Elaine Martins, na principal praça da cidade, a Praça Frei Baltazar, a partir das 19h. Antes do show, a população poderá prestigiar a palavra de Deus que será ministrada pelo Pastor Samuel Malafaia e a participação especial de bandas das igrejas da cidade.


O inicio da colonização da cidade, aconteceu na Praia de Carapebus por volta de 1627 com a chegada de militares portugueses. O nome se deu devido ao peixe Carapeba que existia em grande quantidade no local. Existem relatos na história do município, que uma forte chuva alagou toda a praia obrigando os moradores a se mudarem para um local mais distante do mar, local que atualmente é o centro da cidade.


Até 1995 Carapebus era o 3º Distrito da cidade de Macaé, quando no dia 13 de março foi dado no nosso grito de independência, o dia do SIM. O plebiscito aconteceu no Real Clube de Carapebus, tendo vencido o sim por uma maioria esmagadora de 3497 votos contra 148 votos.


A Usina de Carapebus, fundada em 3 de setembro de 1927, foi a primeira fonte de renda e de emprego do então terceiro distrito de Macaé. O açúcar foi propulsor da economia local naquela época, sendo por muitos anos a principal fonte de renda e de emprego da região. Os primeiros donos foram os portugueses, sendo um deles o senhor Antônio Augusto da Paz, sendo adquirida pelo grupo Othon em 1972. A falta de incentivo por parte do governo e também o produto sendo vendido a baixíssimo preço o setor passou a atravessar por crises e as usinas entraram em decadência.


O prefeito Amaro Fernandes, parabeniza toda a cidade por seus 18 anos de história. “Lutei junto com o povo pela emancipação de Carapebus foi uma conquista de todos. Foi o desejo para que pudéssemos caminhar com as próprias pernas se tornando independente. Ao completar 18 anos podemos perceber a trajetória da cidade que passou por muitas dificuldades, porém também teve muitas vitórias. Estamos caminhando em prol do desenvolvimento da cidade que já se faz presente na vida dos munícipes. Parabéns para o povo Carapebuense está com certeza é uma data muito especial”, finaliza o prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário