sexta-feira, 22 de março de 2013

Restauração do Solar da Mandiguera em Quissamã

Reunião ocorreu no Espaço 

Cultural José Carlos de Barcellos

Foto: Adilson dos Santos   Ana Alice de Barcelos Silva participou da reunião - Foto: Adilson dos Santos                                                                                                                                                       

Em meio a objetos da memória social e cultural do município, mantidos no Espaço Cultural José Carlos de Barcellos, através do Projeto Quissamã Memória Viva, foi promovida na noite de sexta-feira (22) uma discussão envolvendo o Solar de Mandiquera.




Na ocasião, a secretária de Governo, Ana Alice de Barcelos Silva, revelou que está sendo agendada a visita de um representante do IPHAN à cidade para início das articulações visando à restauração do prédio. A necessidade de restauração do patrimônio 
histórico, considerado um dos solares mais luxuosos do ciclo da cana de açúcar, atraiu dezenas de autoridades ao encontro. Foi apresentado aos presentes uma maquete de 1,5 metro, construída pelo estudante de arquitetura Mateus Fragoso, do imponente imóvel quando este ainda estava em perfeitas condições.

Além dos conselheiros da Fundação de Cultura, Turismo e Lazer e o próprio presidente do órgão, Oscar Luiz, estavam presentes os secretários municipais de Governo, Ana Alice de Barcelos Silva; de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Luiz Geraldo de Paula; de Administração, João Cândido; a subsecretária de educação, Regina Magno; a arquiteta da Fundação Mariana Barcellos; o coordenador de Defesa Civil, Tenente Garcia; o vice presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Costa (PSC); e uma das herdeiras do solar, Priscila Carneiro da Silva.

O que seria uma palestra tornou-se, na verdade, um bate-papo em que todos os presentes puderam opinar a respeito das alternativas para a restauração do patrimônio e o que nele poderia ser abrigado futuramente.
A secretária de Governo Ana Alice, declarou que o Executivo quissamaense tem interesse na recuperação do solar. Na segunda quinzena de abril, Ana Alice, o prefeito Octávio Carneiro e Oscar Luiz receberão Cristina Lodi, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Foto: Adilson dos Santos  "O "sentimento preservacionista existe em todos nós. Hoje temos uma discussão muito acirrada sobre os royalties e geração de emprego e renda. Então, com os pés no chão, sinceramente, não teríamos condições sozinhos de assumir a restauração do imóvel, mas estamos considerando esta conversa com a representante do IPHAN e um provável tombamento. Sobre a questão da desapropriação, o prefeito Octávio é a favor do diálogo, uma vez que, não podemos esquecer também da discussão sobre a finalidade de uso do prédio, que com certeza é um grande desafio”, disse a secretária de Governo.

Helianna Barcellos de Oliveira, a Leninha, curadora do Espaço Cultural José Carlos de Barcellos, disse que já foram mais de 750 assinaturas a favor da restauração. “Espero o apoio de todos vocês. Desejo que a gente consiga verba para transformar Mandiquera naquilo que lá já foi um dia”, frisou ao conclamar as pessoas que quiserem participar da manifestação, para acessarem sua página do Quissamã Memória Viva no facebook.

O arquiteto e urbanista Rodrigo Machado foi quem comandou o bate-papo. Ele, que estuda sobre Mandiqüera desde 1998, ressaltou que a restauração do imóvel é de extrema importância para Quissamã no que tange a preservação da cultura e história.

“A arquitetura é de extrema importância para um povo. É ali que conseguimos obter os hábitos de nossos antepassados. A arquitetura está relacionada a política pública da cidade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário