terça-feira, 26 de março de 2013

INTEGRAÇÃO

AABB/Macaé participa de

 Fórum do Conselho Estadual de AABBs 

No ultimo final de semana, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), de Macaé, participou do Fórum do Conselho Estadual de AABBs do Estado do Rio de Janeiro (CESABB/RJ), ocorrido na Associação Atlética dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB), em Xerém, na baixada fluminense.

Além de promover a integração entre os dirigentes das AABBs do estado, o objetivo do encontro foi conhecer as problemáticas vividas por cada clube e buscar diretrizes para soluciona-los. 

Ao iniciar a reunião, o Conselho Fiscal do CESABB/RJ apresentou demonstrativos e registros contábeis relativos ao ano de 2012. Além do orçamento, foi apresentado também o Plano de Trabalho para 2013.

“Esse fórum é a oportunidade de criticar e apresentar soluções nos pontos que consideramos necessários para a melhoria do Sistema AABB (AABB, CESABB, FENABB), com o objetivo de reverter o atual quadro de dificuldade de gestão e financeira, para que se chegue a um cenário de ideal, com todas as AABBs tornando-se autossustentáveis. Não queremos nenhuma AABB fechada no estado”, pronunciou o presidente da CESABB, Paulo Pavão.

O vice-presidente da Federação Nacional de AABBs (Fenabb), Marcelo Paim comentou que a troca de experiências em busca de melhores resultados sempre foi a melhor solução para qualquer problema. “A federação vem ouvir os anseios dos clubes. Ao todo, o Brasil conta com 1287 AABBs, só no estado do Rio de Janeiro, temos 31 clubes, porem, apenas 26 estão em pleno funcionamento. Precisamos diagnosticar isso. A solução inicial é compreender que a AABB é a ferramenta chave entre o Banco do Brasil e a comunidade”, disse antes de apresentar alguns programas de gerenciamento que serão aplicados a partir deste ano, tais como: financeiro e esportivo.

O superintendente Geral do Banco do Brasil, Reinaldo Yokoyama falou sobre a relação entre o Banco e a AABB. “A família do Banco do Brasil tem atividades funcionais dentro das agencias e fora delas, temos a AABB como ponto de lazer, que incentiva, inclusive, o esporte. Percebo que isso esta afetado. Esse fórum visa resgatar isso. E acredito que o caminho é esse, pois as sugestões tem que vir da própria base, uma vez que cada AABB tem sua particularidade. Precisamos sabendo o que vem afetando cada clube e tratar cada caso de forma distinta”, sugeriu.

A AABB é o mais autentico espaço de lazer e confraternização de funcionários e familiares Banco do Brasil, e agora, da comunidade também. Para o Conselheiro do CESABB, Antônio Paulo Pedroso, o Sistema AABB deveria ser federado, assim como o nosso país. “A Fenabb deveria passar a ser uma Confederação e as Federações seriam Estaduais”, sugeriu. Desta forma, as federações trabalhariam auxiliando as AABBs regionais e seria a voz dos clubes dentro do órgão superior, a Confederação. A sugestão foi aplaudida por todos os participantes.

O presidente da AABB/Macaé, Leobino Ribeiro tomou a palavra argumentando que num momento em que o país respira o esporte, é inadmissível que a Associação ATLETICA Banco do Brasil esteja de fora. “A AABB hoje não tem se destacado. Isso é incompetência”, argumentou dando algumas sugestões para tornar os processos e a gestão da AABB mais eficientes e sustentáveis. “Não devemos ficar lamentando a falha na relação entre o Banco do Brasil e a AABB. Temos que buscar a independência. Vamos começar a divulgar o clube como espaço de lazer da comunidade, utilizando as grandes mídias TV, radio, etc. No ano passado, a AABB/Macaé buscou o apoio do Sebrae. Além do compromisso de conquistar e reter clientes e/ou associados satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar aos mercados em contínua mudança. E foi pensando nisso, resolvemos firmar parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a finalidade de definir um planejamento estratégico da instituição”, disse.

Este acordo entre as partes (AABB X Sebrae) é inédito. “Esta é uma parceria pioneira. Talvez seja um momento histórico para o clube, para o Sebrae, e para Macaé, onde esta instalada a sede que servira de referencia de boa gestão e funcionamento para outros clubes, após ter passado pelo sistema Sebrae”, sugeriu Leobino, ressaltando que Macaé pode ter um modelo de clube no Brasil, a partir deste pioneirismo.

Pedroso compartilhou da mesma opinião do colega. “A proposta de Leobino é interessante ate a nível nacional. Vamos buscar essa parceria”, enfatizou.       

Na oportunidade, estiveram presentes os representantes dos clubes de Niterói, Sergio Wernek; Itaperuna, Leônidas Crespo; Pádua, Joao Neder; Tijuca, Marco Aurélio;  Campos dos Goytacazes, Antônio Roberto Vieira e Carlos Roberto; Macaé, Leobino Ribeiro; Petrópolis, Eduardo Leite; Rio Bonito, Rosana Lopes; Itaboraí, André Freitas; Três Rios, Jose Osvaldo;  entre outros.          

A partir deste encontro, um documento será criado, com todas as propostas estaduais, para apresenta-lo no Encontro Nacional, em data ainda a ser definida.  “A partir deste fórum, onde foi debatido o sistema AABB, a FENABB agendara um encontro nacional com todas as propostas estaduais dos quais gerara um documento factível de implementação nacional”, concluiu Pavão.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário