domingo, 17 de março de 2013

NOTÍCIAS DE RIO DAS OSTRAS


Prefeito assina convênio 

para beneficiar pescadores

Foto: Mauricio Rocha
Foto do prefeito Sabino, ao lado de Felipe Peixoto, secretários e representantes dos pescadores
O prefeito Sabino (ao centro), ao lado de Felipe Peixoto (paletó cinza), secretários e representantes dos pescadores
Foto: Mauricio Rocha
Foto do prefeito Sabino ao lado do secretário Felipe Peixoto durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Fiperj e Prefeitura
Sabino (sentado, à direita) ao lado do secretário Felipe Peixoto durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Fiperj e Prefeitura

O prefeito de Rio das Ostras, Sabino, e o vice-prefeito, Gelson Apicelo, receberam nesta quarta, dia 13, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Agricultura e Pesca, Felipe Peixoto. Durante o encontro, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Fiperj - Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Rio das Ostras, com o objetivo de promover a aquicultura e a pesca no Município.

O Termo de Cooperação Técnica é o primeiro convênio que a atual Administração Municipal firma com o Governo do Estado. Na ocasião, o prefeito Sabino estava acompanhado do secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Fidélis Rangel, demais secretários de Governo e representantes dos pescadores e produtores locais.

Durante a reunião, também ficou acertado o início do funcionamento do entreposto pesqueiro. “Nosso desafio é que nos próximos dois anos possamos valorizar o produto da atividade do pescador e de sua família, sempre agregando valor ao pescado. Para isso, temos que colocar em funcionamento o entreposto de pesca, para a entrega do pescado. Nosso objetivo é fechar um ciclo beneficiando os trabalhadores do campo e da pesca”, destacou Sabino. Além do entreposto, será criado um programa de prevenção ao câncer de pele, doença que acomete pescadores e produtores, por sua exposição ao sol.

O secretário Felipe Peixoto se mostrou animado com a possibilidade de retomar parcerias com o Município, lembrando que a Fiperj já apoia a Prefeitura de Rio das Ostras na realização do Festival de Frutos do Mar. Ele também destacou o empenho que o prefeito Sabino demonstra com o setor da pesca. “Ele sempre lutou para que o Estado do Rio tivesse uma pasta dedicada à pesca”, lembrando do Conselho Estadual da Pesca, criado a partir de uma iniciativa de Sabino durante sua atuação como deputado estadual.
Convênio

Entre as ações propostas estão monitoramento de dados de produção pesqueira; orientação das atividades em parceria com o segmento da pesca, visando o crescimento do setor; estímulo à produção da maricultura, psicultura continental e ranicultura; e a participação nos conselhos gestores das unidades de conservação ambiental, facilitando a comunicação com os pescadores e aquicultures que atuam dentro ou perto dessas área.

 

Rio das Ostras participa da Hora do Planeta

Um movimento criado pela ONG WWF, que mobiliza diversos países, será realizado pela quinta vez em Rio das Ostras. Este ano, a Hora do Planeta acontecerá no dia 23 de março, entre 20h30 e 21h30, quando governos, empresas e pessoas do mundo inteiro são motivados a apagar as luzes. Uma forma de demonstrar a preocupação com o aquecimento global.

Em Rio das Ostras, a Prefeitura incentiva toda a população a apoiar o movimento, apagando as lâmpadas das residências durante o ato simbólico. No ano passado, a Hora do Planeta teve a adesão de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário