domingo, 17 de março de 2013

Semana das Águas em Macaé

  Qualidade das águas e a sua conservação é pauta da Semana das Águas Macaé 2013
Sensibilizar a população quanto às questões associadas à qualidade das águas e a sua conservação, com foco principal na mobilização para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Macaé. Estes são os objetivos da Semana das Águas Macaé 2013, que será realizada de segunda-feira (18) a sábado (23) em três etapas: junto aos alunos da rede municipal, profissionais e técnicos ligados ao Meio Ambiente, além de esportistas e amigos do Rio Macaé e da canoagem.


A Semana das Águas Macaé 2013 é uma ação conjunta da Prefeitura de Macaé, do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Federal Fluminense (IFF) e do Comitê de Bacias dos Rios Macaé e das Ostras. O evento conta com o apoio da Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, do Iate Clube de Macaé e da Secretaria Municipal de Pesca.

O evento visa envolver 750 alunos do Ensino Fundamental quanto ao conhecimento e a valorização do Rio Macaé, e levar conscientização quanto à importância dos recursos hídricos. Os estudantes são de oito unidades municipais de ensino situadas nas adjacências do rio, dos bairros Novo Cavaleiros; Botafogo; Engenho da Praia; Aeroporto; Lagomar; Barra; Ajuda e distrito de Córrego do Ouro.

A intenção é envolver os estudantes das turmas de sexto ao nono anos e profissionais da rede municipal em diversas ações ambientais e atividades práticas nas proximidades do rio. Serão promovidas palestras sobre os temas: “O Rio Macaé e outras águas” e "Recursos hídricos e ecossistemas macaenses".

Além disso, durante a semana, professores que atuam nas modalidades da Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverão abordar a temática, relacionando com as atividades implementadas nas salas de aula.

Já a segunda etapa será na sexta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, quando será realizado o II Encontro Dia Mundial Das Águas. O evento vai acontecer das 14h às 18h30min, no auditório Claudio Ulpiano da Cidade Universitária. A ocasião será direcionada a representantes do poder público, técnicos, pesquisadores, ambientalistas e representações da sociedade civil, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica Macaé e das Ostras (CBH) e membros da comunidade acadêmica.

Programação envolve palestras técnicas


A programação será aberta às 14 horas com debates dos professores e doutores Aricelso Maia Limaverde, representante da UFRJ-Macaé; e Maria Inês Paes Ferreira, representante do Instituto Federal Fluminense-Macaé e Secretaria de Ambiente. A ocasião será marcada pela presença do diretor-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de Macaé e das Ostras e representante da Emater de Nova Friburgo, Affonso Albuquerque; dos secretários de Ambiente de Macaé, Guilherme Sardenberg Barreto e de Casimiro de Abreu, Maurício Porto.

A partir das 14h30min será destacado o diagnóstico das condições ambientais do estuário do Rio Macaé com o professor e doutor Maurício Mussi Molisani (NUPEM-UFRJ-Macaé). Às 15 horas haverá explanação quanto ao Plano de Bacia do Rio Macaé e das Ostras com a professora e doutora, Virgínia Villas Boas de Sá Rego, que integra o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé e das Ostras.

Os participantes terão a oportunidade de debater o tema "A água como eixo integrador de projetos de Educação para Gestão Ambiental", a partir das 15 horas, que será enfocado pelo professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Ricardo Pacheco Terra, do projeto Sala Verde. Já às 16h15min haverá mesa redonda e debate sobre "Ordenamento náutico no estuário do Rio Macaé".

Para finalizar a programação, no sábado (23) haverá o Dia da Canoagem. A programação promete contagiar e conscientizar o público em geral, em especial os amantes e esportistas de Macaé. O evento terá como tema central "Rio Macaé Com Vida! O Rio Convida a Todos", que é uma ação esportiva em celebração à vida do Rio Macaé com saídas às 5h e às 10h da Secretaria de Ambiente e chegada prevista às 16h no Iate Clube de Macaé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário