sexta-feira, 22 de março de 2013

Prefeito articula tratamento oncológico em parceria com o INCA


Prefeito Aluizio afirma: 
'A causa do paciente com câncer
 é uma urgência minha e da prefeitura
Foto: João Barreto
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, se reuniu nesta quarta-feira (20) com o diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Luiz Antônio Santini, na sede da instituição, no centro do Rio de Janeiro. Acompanhado do secretário de Saúde, Flávio Antunes, e do médico oncologista e representante do Hospital São João Batista, Sávio Rocha, a equipe se reuniu com a direção do INCA na intenção de fomentar uma parceria entre o instituto e a prefeitura, para dar início aos trabalhos em prol do tratamento do câncer em Macaé em regime de urgência.



Durante o encontro, o diretor geral do INCA reconheceu a importância e a necessidade da implantação de um serviço de atenção oncológica em Macaé e região, garantindo o apoio técnico no planejamento e na organização do serviço, com a colaboração de diversos profissionais envolvidos na área da oncologia clínica, cirurgia oncológica, rádio e quimioterapia, além de técnicos em planejamento e administração para acompanhar o processo desde o seu início até sua estabilização.

Durante a reunião, ficou definido que o primeiro passo para a concretização da oferta do tratamento oncológico no município será a implementação de uma Política Pública Municipal de Atenção Oncológica, que ficará sob a responsabilidade do médico oncologista Sávio Rocha. Para isso, será feito um seminário e uma audiência pública, com a presença de importantes nomes da medicina oncológica e de todos os setores da sociedade. O objetivo é reunir o maior número possível de informações para compor as diretrizes da política de atenção oncológica de Macaé.


Além disso, um convênio com o Hospital São João Batista deverá garantir a estrutura física necessária para a realização do atendimento ao paciente com câncer do município. Uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro também deve acontecer nos próximos dias para garantir o apoio do estado na iniciativa.


- É uma grande satisfação para o INCA saber da preocupação que a Prefeitura de Macaé tem com seus pacientes de câncer, pois não é apenas uma necessidade do município, mas sim de toda a região - disse o diretor geral do INCA, Santini.


Santini ressaltou que é importante a vontade política em fazer com que a população tenha acesso a este tipo de serviço. “Por isso, vamos apoiar o município no que estiver ao nosso alcance, junto ao governo estadual, para a implantação do serviço público oncológico em Macaé, desde seu planejamento, etapas de treinamento e capacitação técnica e pessoal, até a consolidação do serviço”, declarou.


Prefeito vai agilizar convênio


Para o prefeito Dr. Aluízio, a reunião marcou o início dos trabalhos de urgência em prol do paciente com câncer em Macaé. “O Dr. Santini é atualmente o grande responsável por toda a coordenação da política de tratamento de câncer no estado do Rio de Janeiro. Contar com o apoio de um profissional e de um instituto que é referência no tratamento oncológico no país é uma grande vitória para Macaé. A causa do paciente com câncer é uma urgência minha e da prefeitura, e vamos tentar acelerar ao máximo o convênio com o INCA para a implantação do serviço oncológico no município”, ressaltou o prefeito.


Dr. Aluízio ainda destacou a importância da participação popular para o sucesso da implantação do serviço em Macaé. “Vamos realizar um seminário e uma audiência pública para que todos os setores da sociedade, profissionais da área, conselho municipal, grupos de pacientes, sociedade civil organizada, enfim, toda a população se faça presente, para falar e escutar a respeito da nossa política de atenção oncológica. Temos pressa em encontrar um caminho legal e viável para amenizar a dor de quem tem câncer e precisa se tratar, pois acreditamos que a melhor maneira de se oferecer uma melhor qualidade de vida a estes doentes é tratando-os aqui em Macaé e livrando-os do duplo sofrimento que passam durante as viagens para atendimento fora da cidade”, pontuou.


De acordo com o secretário de Saúde, Flávio Antunes, a Política Pública Municipal de Atenção Oncológica será elaborada de acordo com as leis que regimentam o atendimento oncológico nacional e estadual.


- Vamos realizar um primeiro estudo para averiguar o que já foi e o que ainda precisa ser feito em Macaé e, baseado nisso, vamos organizar nossa política oncológica junto com as demais parcerias que estamos viabilizando - informou.


Segundo o secretário, o estudo vai permitir o início do atendimento oncológico em Macaé. “Temos que estar de acordo com a legislação e oferecer um serviço de qualidade. Precisamos fazer tudo com muito cuidado e atenção, buscando um atendimento adequado e acompanhamento contínuo a estes pacientes. Temos pressa e faremos tudo dentro das possibilidades legais, contudo, muito mais rápido do que seria feito por um caminho comum. A parte estrutural já está em andamento. Queremos deixar claro para a população que a Secretaria de Saúde está totalmente empenhada nisto”, declarou o secretário.


Além das parcerias com o Hospital São João Batista e Instituto Nacional do Câncer, a Prefeitura de Macaé também estuda a possibilidade de um convênio com o Instituto de Oncologia de Macaé (IOM), que oferece o tratamento de forma privada na cidade e que amenizaria a situação de uma parte da população com câncer no município.


- Estudamos todas as possibilidades para encontrar o caminho mais rápido e possível para dar uma oportunidade de tratamento ao paciente de Macaé - observou o prefeito.

De acordo com Dr. Aluízio, é necessário iniciar o serviço com urgência e se a demanda no início for grande, os casos mais urgentes, utilizando critérios clínicos, serão priorizados.


Vamos procurar atender o maior número possível de pacientes, o que não podemos é não atender a ninguém”, finalizou Dr. Aluízio.


Sobre o INCA


O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. Essas ações compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer como parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a atuação em áreas estratégicas, como prevenção e detecção precoce, formação de profissionais especializados, desenvolvimento da pesquisa e geração de informação epidemiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário