domingo, 10 de março de 2013

HISTÓRIA E CULTURA

 

Em Macaé, Solar dos Mellos está

 aberto para visitas guiadas

 

Monitores falam da importância de se

preservar e cuidar do patrimônio histórico

O Museu Solar dos Mellos, em Macaé, está aberto para visitas guiadas. Monitores procuram explicar aos visitantes, principalmente alunos das redes pública e privada, a importância de se preservar, cuidar e ter apreço pelo patrimônio histórico.
 
Denominadas “Educação Patrimonial: Projeto de Integração Museu Escola”, as visitas começam por uma conversa com os estudantes sobre a fachada histórica do museu e informações sobre o dono da casa, César Melo. Considerado um apaixonado por Macaé, César era jornalista e padeiro.
 
Os jovens, que têm geralmente entre nove e 12 anos, com olhos curiosos, fazem diversas perguntas aos monitores sobre os móveis, papéis e bairros da cidade. Durante as visitas, os alunos chegam a cogitar a possibilidade de existência de dinossauros na região há milhares de anos
 
Nos cômodos do Solar, os visitantes ainda podem assistir a vídeos sobre as histórias e lendas do município. Atualmente estão sendo apresentadas as mostras da Viscondessa de Araújo e “As Lentes de Télio Barreto”.
 
O passeio cultural pode ser agendado pelas escolas e acontece às terças, quartas ou quintas-feiras. Além disso, a equipe atende a estudantes universitários e pesquisadores.
 
Na última quarta-feira participou do projeto a Escola Municipal Almir Tanos, do Morro de São Jorge. Professores e um grupo de mais de 50 alunos foram andando da escola ao Museu para participar da visita guiada
 
- Aqui, percebemos o cuidado com a história, a importância que se dá ao patrimônio e a sua preservação. Cidadãos zelosos de suas histórias cuidam melhor do seu passado, do presente e também do futuro – afirmou o professor de Letras, Luiz Carlos Martins.
 
Construído em 1891, o Solar abriga hoje o Museu da Cidade de Macaé. Ele fica situado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro. Os telefones para informações e agendamentos são (22) 2759-5049 e (22) 2763-2396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário