sexta-feira, 22 de março de 2013

IFF Quissamã inaugura Centro de Memória

Centro de Memória 

“Identidade Local & Patrimônio Coletivo"

Foto: Grazielle Queirós O Campus Quissamã do IFF – Instituto Federal Fluminense, inaugurou na noite de quarta-feira (20), o Centro de Memória “Identidade Local & Patrimônio Coletivo”. O evento foi realizado no auditório do IFF e, além da exibição do filme etnográfico “Areias de Quissamã”, contou com a apresentação do Coral do Centro Cultural Sobradinho. Centenas de pessoas também estiveram presentes com o intuito de prestigiar a ideia inovadora de abrir um espaço para livre manifestação de ideias e pensamentos. 
    


O Diretor Geral do Campus, Marcelo Peçanha, falou sobre a realização desse sonho. “Essa inauguração é um momento muito especial para todos nós do IFF porque marca um novo ciclo dentro do nosso núcleo e, principalmente, na contribuição da valorização da história, no que diz respeito à memória de Quissamã”, declarou Marcelo.

Que o Centro de Memória sirva não apenas para o registro do passado, mas acima de tudo para o encaminhamento de novos registros e até, o apontamento de novas ações para a nossa cidade.

Durante a solenidade foi possível saber um pouco mais sobre a história do município e falar a respeito da integração com a comunidade. O projeto irá oferecer a população cursos e oficinas visando ao resgate da história do município com dinamismo. As portas estarão abertas e o público contará com a colaboração dos professores de informática e meio ambiente.


A Prefeitura Municipal de Quissamã e o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional têm como principal objetivo das atividades, realizadas em parceria com o IFF, desenvolver a linguagem audiovisual da comunidade utilizando cursos de capacitação, exibição de filmes e oficinas. Todas as ações serão feitas na sala que funcionará dentro do próprio instituto.



A Secretária de Governo, Ana Alice Barcelos, falou sobre a importância do projeto. “Que o Centro de Memória sirva não apenas para o registro do passado, mas acima de tudo para o encaminhamento de novos registros e até, o apontamento de novas ações para a nossa cidade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário