sexta-feira, 22 de março de 2013

Cidade Universitária recebe programação do Dia Mundial das Águas


Macaé comemora Dia Mundial das Águas


Foto: Érica Ferreira
A data em que se comemora internacionalmente a importância da água foi marcada nesta sexta-feira (21) pelo II Encontro do Dia Mundial das Águas. O evento, realizado no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, teve como um dos objetivos centrais sensibilizar a população quanto à mobilização da consulta pública referente ao Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé.



O Plano Regional, que será referente aos rios Macaé, Ostras e Lagoa de Imboassica, servirá como diretriz para gestores e técnicos, para que assim sejam definidos programas voltados para questões como despoluição das águas, intervenções contra as enchentes e educação ambiental. A intenção é mobilizar a sociedade sobre temáticas como a qualidade da água, quantidade suficiente, o que se deseja dos recursos hídricos e as principais prioridades.

Durante toda a tarde do Dia Mundial da Água, foram debatidas e enfocadas temáticas associadas à qualidade das águas e a sua conservação. Para isso, representantes do poder público, técnicos, pesquisadores, ambientalistas e representações da sociedade civil, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica Macaé e das Ostras (CBH) e membros da comunidade acadêmica se reuniram em palestras e debates específicos.


A abertura do encontro contou com as presenças dos professores e doutores Aricelso Maia, representante da UFRJ-Macaé; e Maria Inês Paes Ferreira, representante do Instituto Federal Fluminense-Macaé e Secretaria de Ambiente. Além disso, a ocasião foi marcada pela presença do diretor-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de Macaé e das Ostras e representante da Emater de Nova Friburgo, Affonso Albuquerque; dos secretários de Ambiente de Macaé, Guilherme Sardenberg e representantes de Casimiro de Abreu.


No decorrer do encontro, o público teve a oportunidade de saber mais a respeito do diagnóstico das condições ambientais do estuário do Rio Macaé com o professor e doutor Maurício Mussi Molisani (NUPEM-UFRJ-Macaé), que destacou assuntos como composição química da água do Rio Macaé e tratamento adequado da água por conta do crescimento do município.


Também presente, a professora e doutora, Virgínia Villas Boas de Sá Rego, que integra o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé e das Ostras, explanou as ações quanto ao Plano de Bacia do Rio Macaé e das Ostras e elogiou a organização do encontro. “Encontros como estes são essenciais para reunir integrantes de diversos setores e sensibilizar sobre a importância dos recursos hídricos. A sociedade deve se conscientizar que a participação em programações como estas contribuem na multiplicação de informações e também na adoção de novas práticas. Este encontro de Macaé terá outros desdobramentos. A expectativa é que se tenham ações concretas voltadas para a educação ambiental, ética e política transparente”, pontuou.


Outro assunto abordado foi "A água como eixo integrador de projetos de Educação para Gestão Ambiental", ministrado pelo professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Ricardo Pacheco Terra, do projeto Sala Verde. No final do encontro, os participantes tiveram acesso à mesa redonda e debate sobre "Ordenamento náutico no estuário do Rio Macaé", com a participação de representantes do Iate Clube de Macaé, Capitania dos Portos e Coordenadoria de Gerenciamento Costeiro e Áreas Marinhas.


Conservação - O evento terminou com uma mistura de reflexão e descontração com a apresentação da peça infantil “O Rio Esperança”, encenada pela Companhia de Brincadeira Popular Estrela Da Água. A peça, que foi dividida em duas etapas, conta com artistas moradores do Sana e Lumiar e retrata a luta pela preservação do rio e pela proteção das espécies.


Canoagem - Para finalizar a programação, acontece neste sábado (23) um evento de canoagem no Rio Macaé. A intenção é reunir atletas amadores e profissionais, amantes do meio ambiente e do esporte. A abordagem é a importância da relação com o rio Macaé, valorização, preservação e também uso do rio durante os horários de lazer em áreas permitidas pela Secretaria de Ambiente.


Com um percurso de 40 quilômetros, desde a serra macaense até o encontro com o mar, os participantes descerão o Rio Macaé seguindo o ideal "Rio Macaé Com Vida". Além disso, a prefeitura disponibilizará ônibus e caminhões para levar os participantes e os caiaques até a ponte do Baião e a ponte da BR101, locais de início do percurso e parada para descanso. As saídas serão às 5 e às 10 horas da manhã, da sede da Secretaria do Ambiente, localizada na Rua da Igualdade, 537, na Imbetiba.


A Semana das Águas Macaé 2013 é uma ação conjunta da Prefeitura de Macaé, do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Federal Fluminense (IFF) e do Comitê de Bacias dos Rios Macaé e das Ostras. O evento conta com o apoio da Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil, do Iate Clube de Macaé e da Secretaria Municipal de Pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário