domingo, 24 de novembro de 2013

24/11/2013 10h05 - Atualizado em 24/11/2013 10h05


Ação vai marcar a final do projeto 'Indaiaçu Mais Verde'.
evento acontece na quinta-feira (28), na Praça Village do Poeta.

CASIMIRO DE ABREU  PROMOVE GINCANA DIA 28
Do G1 Região Serrana
Comente agora
Gincana Ambiental em Casimiro de Abreu, RJ (Foto: Divulgação/Prefeitura de Casimiro de Abreu)Estudantes de Casimiro de Abreu que participam do projeto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Casimiro de Abreu)
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu , no interior do Rio de Janeiro, realiza na próxima quinta-feira (28),  uma gincana ambiental como culminância das ações de educação ambiental do projeto Indaiaçu Mais Verde. Durante todo o dia, cerca de 120 alunos da rede municipal de ensino vão participar de brincadeiras e dinâmicas que acontecerão na Praça Village do Poeta, das 9h às 17h.
O projeto, que começou em outubro do ano passado, faz parte do Programa Verdes Matas, desenvolvido pela secretaria. O objetivo é resgatar a história do município e do rio Indaiaçu, além de conscientizar os alunos e moradores sobre a importância de preservar o meio ambiente. “Durante o projeto, buscamos fazer a associação entre a história e o meio ambiente. Mostramos fotos de como o rio era limpo e com peixes. Eles ouviram histórias de pessoas mais velhas que tomavam banho no Indaiaçu, manancial que vem sofrendo com a pressão urbana”, contou a bióloga Josiane Oliveira.
O rio Indaiaçu nasce na serra casimirense, corta todo o centro urbano até desaguar no rio São João. As primeiras ocupações do município se deram às suas margens, onde havia abundância de água e alimento. Antes de se chamar Casimiro de Abreu, o município teve o nome de Indaiaçu, que significa palmeira grande. “É importante os jovens conhecerem a relação do rio Indaiaçu com a história de Casimiro de Abreu. Afinal, quem conhece cuida”, observou a bióloga.
Ao longo do projeto, foram realizadas várias atividades dentro e fora da sala de aula, como visita a Reserva Biológica União e ao viveiro municipal de mudas, plantio de papel semente, gincanas, entre outras. “O projeto trouxe a possibilidade de promover a educação ambiental junto às escolas, pois os professores passaram a trabalhar os conceitos ambientais, como, por exemplo, o que é uma mata ciliar, bacia hidrográfica e ecossistema”, observou Josiane.
Além das ações de educação ambiental, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente recuperaram 5,3 hectares de mata ciliar no Vale do Indaiaçu, com o plantio de 13.250 mil mudas nativas, e continuam monitorando a área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário