segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Rio das Ostras: Jogos Escolares terminam em clima festivo


Foto: Mauricio Rocha
Foto de duas alunos e seu professor exibindo suas medalhas
O professore de Educação Física, Reginaldo, ao lado das alunas Milena e Lis, diz que a vitória de Pedro Moreira foi resultado do esforço de toda equipe
Foto: Mauricio Rocha
Foto dos secretários de Esporte, Alberto Jorge, e de Educação, Andrea Machado, entregando troféus às equipes vencedoras
Os secretários de Esporte, Alberto Jorge, e de Educação, Andrea Machado, entregam troféus às equipes vencedoraUm momento festivo, com aplausos e comemorações, marcou o término dos Jogos Escolares de Rio das Ostras (Jero) 2013 nesta sexta-feira, 8, no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, no Jardim Mariléa. As unidades de ensino vencedoras nas categorias sub-13, sub-15 e sub18 foram, respectivamente, o Centro Educacional Casulo, a Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos e o Ciep 257. Os Jero reuniram atletas de 25 instituições das redes municipal, estadual e particular que disputaram modalidades individuais e coletivas, entre essas atletismo, natação, basquete, futsal, voleibol, handebol, natação, travessia em águas abertas, xadrez, vôlei de praia, ginástica rítmica e tênis de mesa. 

Na solenidade, que reuniu as delegações das unidades de ensino, estiveram presentes os secretários de Educação, Andrea Machado, e Esporte, Alberto Moreira Jorge. “Os Jogos Escolares são uma excelente oportunidade de descobrir esportistas de talento. Espero que os Jero 2014 reúnam mais escolas e contem com um maior número de alunos”, afirmou Andrea. O secretário Alberto Jorge lembrou que a parceria do esporte com a educação é muito importante na formação dos jovens atletas. 

Para o professor de Educação Física Reginaldo Xavier, da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira, a conquista do primeiro lugar foi resultado do esforço de toda a equipe da unidade de ensino. “Os Jogos Escolares são a culminância do trabalho de incentivo ao esporte que realizamos. Nossos alunos foram muito participativos, compraram a ideia, e o resultado está aí para provar que valeu a pena”, reforçou o professor. As estudantes Lis Dyane Modesto e Milena Santos, ambas com 15 anos, da equipe de handebol, fazem coro. “Foi muito bom poder trazer uma medalha a mais para a Pedro Moreira”, garantiu Lis. 

EXEMPLOS DE DETERMINAÇÃO - A empolgação dos alunos do Centro Educacional Casulo, da rede particular, era perfeitamente compreensível. Afinal, a escola ganhou 10 troféus, dezenas de medalhas e ainda conquistou o prêmio de campeã sub-13. Um dos atletas que ajudou a equipe foi o nadador Antônio Luiz dos Reis, 15 anos, ouro nos 50 e 100m livres e prata nos 50m peito. “Quando representamos a nossa escola, a conquista é ainda mais especial”, disse ele. Para o colega Caio Schettino Maia, de 16 anos, que levou a medalha de bronze na maratona aquática, a conquista teve um sabor de recomeço e superação. 

“Eu estava sem competir há três anos e me inscrevi para ajudar a equipe. Achei que não teria fôlego para nadar mil metros, mas durante todo o percurso dizia para mim mesmo: ‘- vou terminar a prova’. Um atleta mais novo, que nadava próximo, ficava o tempo todo me incentivando. Quando terminei, tive alegria de saber que havia conquistado o bronze. A minha volta foi definitiva. A partir de agora, vou participar de outras competições”, anunciou Caio sem esconder a emoção. 

Nem mesmo os dias sem aulas por conta da greve dos professores da rede estadual desmotivou os alunos do Ciep 257, segundo a orientadora educacional Sandra Guedes. “Nossos alunos mereceram o primeiro lugar. Eles tiveram garra, determinação e coragem. Essa vitória é uma comprovação de que são capazes e vão conseguir vencer os desafios futuros”, afirmou a educadora. “Todos se esforçaram bastante e nossos professores nos ajudaram muito”, completou o aluno Adriano Pedro da Silva, de 17 anos, bronze nos 100m rasos e no arremesso de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário