segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Prefeitura elabora calendário 2014 com desenhos de crianças dos Cras

Um calendário especial para o ano que vem com 12 desenhos de crianças, vinculadas aos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ao Centro Municipal de Atendimento à Infância e Adolescência (Cemaia) será feito até o final de dezembro de 2013. A Subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv) da Prefeitura de Macaé irá colocar esse projeto em prática. 
Foto: Érica Ferreira
Crianças das unidades do Centro de Referência de Assistência Social desenvolvem ao longo do ano atividades lúdicas e recreativas


Para isso, dezenas de crianças com idades entre sete e 12 anos dos Cras Nova Esperança, Aeroporto, Botafogo, Barra e Serra, além do Cemaia (Virgem Santa), foram mobilizadas para realizar os desenhos, cujo resultado das obras escolhidas para compor o calendário será no dia 19 de novembro.

- A Sinjuv está promovendo esse concurso cultural de desenhos nos Cras com foco nos direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – disse a subsecretária de Infância e Juventude, Léia Martins. "Os desenhos são organizados através de vivência, com dinâmicas, realizados por nossa equipe com as crianças", acrescentou.

Léia comenta ainda que a proposta principal desse concurso é organizar ações voltadas ao mês das crianças (outubro passado). Tanto que os desenhos começaram a ser feitos no dia 29 de outubro. O prazo de entrega é até o dia quatro de novembro.

- Nós trabalhamos para divulgar o ECA com ênfase no exercício da cidadania dessas crianças. O desenho é a forma lúdica de expressão do entendimento e da percepção desse público em relação aos direitos que estão nesse estatuto – afirma a subsecretária.

Quem vai julgar os desenhos será uma comissão composta por representantes da subsecretaria e da Coordenação de Proteção Básica. Serão dois desenhos de cada um desses Cras e dois do Cemaia: um desenho para cada mês de 2014.

Antes das crianças desenharem, as necessidades do público infantil em situação de rua e que é obrigado a trabalhar são refletidas por elas, que focalizam a criatividade do processo artístico dessas circunstâncias. Em alguns desenhos, defendem o direito de brincar, estudar e ter acesso à saúde.

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