terça-feira, 26 de novembro de 2013

iIPVA 2014 CAI EM MÉDIA 5,16% EM SÃO PAULO

Alíquotas no imposto permanecem inalteradas em relação a 2013.
Automóveis usados tiveram a maior queda no preço de venda.

Do G1 São Paulo
29 comentários
A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informou nesta terça-feira (26) a tabela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2014. Ela apresenta queda média de 5,16% no valores venais dos veículos.
As alíquotas no imposto permanecem inalteradas em relação a 2013. Proprietários de veículos a gasolina e os bicombustíveis (flex) recolherão 4% sobre o valor venal.
No caso de veículos que utilizarem exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, a alíquota é de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples),ônibus e microonibus e motocicletas recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.
Os valores venais dos veículos foram divulgados no Diário Oficial desta terça-feira (26). Para acessar, é preciso clicar no link do Diário Oficial e navegar pelas páginas. Os veículos estão divididos por categorias. A lista dos automóveis pode ser vista a partir da página 3.
Depois, para calcular o valor do imposto, é preciso aplicar a aliquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo:

Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 20.050)
Alíquota: 4%
Cálculo: 20.050 x 0,04 (R$ 802 é o valor que será cobrado no IPVA)
Quem optar por pagar o IPVA em cota única em janeiro terá desconto de 3%.
Pesquisa
Os dados dos valores venais foram apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que realizou a pesquisa abrangendo 700 revendedoras e analisou 120 mil cotações de preços referentes a 10.795 marcas, modelos e versões de veículos.
Em São Paulo, carros com mais de 20 anos de fabricação não pagam IPVA.
A pesquisa da Fipe identificou maior queda de preços de venda para automóveis usados, de 5,43%
Motos e similares tiveram queda de 5,08%, seguidos dos caminhões, com menos de 4,66%. Os preços de venda dos utilitários ficaram 4,29% mais baixos. Já os de ônibus e microônibus tiveram uma redução de 2,03% referente ao ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário