segunda-feira, 18 de novembro de 2013




Prefeitura realiza ações de ampliação da ETE do Mutum


















Desde o dia 07 de novembro, a Prefeitura de Macaé, através da Parceria Público Privada (PPP) da qual participam o município, a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e a Empresa Foz do Brasil, vencedora da licitação para realizar as ações de saneamento básico da cidade e subdistritos de Macaé, iniciou as obras da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, que hoje capta e trata 20 litros de esgoto por segundo e, ampliada, passará a captar e tratar 40 litros por segundo, atendendo às localidades de Mirante da Lagoa, Jardim Guanabara, São Marcos, Morada das Garças, entre outras, todas situadas no entorno da Lagoa de Imboassica. Essas ações vão contribuir com a despoluição dessa lagoa, importante corpo hídrico macaense.


A ETE do Mutum foi inaugurada em 2009. Estava desativada e foi recuperada, entrando em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2013. Ampliada, a estação poderá tratar três milhões de litros por dia, que deixarão de ser lançados na Lagoa de Imboassica sem tratamento, contribuindo para a poluição do manancial.

A Mutum foi a primeira estação de tratamento de esgoto colocada em funcionamento pela gestão do prefeito Dr. Aluízio. Inicialmente, a prefeitura de Macaé faz um mapeamento do esgoto na cidade visando que, em quatro anos, todo o município tenha esgotamento sanitário com planejamento da coleta ao tratamento, e vai oferecer ordenamento aos novos investimentos imobiliários.

Para que a Estação do Mutum possa captar e tratar o esgoto dos bairros citados, a prefeitura já iniciou a instalação de redes de esgoto nessas localidades. Inicialmente, no Mirante da Lagoa e no Morada das Garças/Praia do Pecado, com várias frentes de obras. Posteriormente, já foi iniciada a instalação das redes no Jardim Guanabara e o trabalho começa ainda este mês no São Marcos. Assim, a prefeitura avança na preservação ambiental da Lagoa de Imboassica e amplia o saneamento básico da cidade.

Em relação à área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, hoje em pleno funcionamento, o objetivo da prefeitura é que a área de atendimento desta ETE esteja saneada até dezembro deste ano, com funcionamento total a partir de janeiro de 2014. Para essa estação estão planejados 14 km de rede nova, renovação da rede existente, 1.342 ligações domiciliares, 2 km de coletores tronco, 3 km de linhas de recalque, atendimento a 7.240 habitantes, seis estações elevatórias, duplicação da ETE de 20 l\s para 40 l\s, com eficiência no tratamento de 97%.

O cadastro e o mapeamento de toda área de abrangência da ETE do Mutum, com cinco bacias, já foram concluídos e ela atenderá as localidades de Mirante da Lagoa, Recanto da Lagoa, São Marcos, Pecado, Jardim Guanabara e Morada das Garças, entre outras.

Macaé mapeou as redes para trazer o saneamento total à cidade 

Para que essas ações pudessem ser realizadas, a prefeitura realizou o mapeamento da rede. Esse mapeamento das redes de esgoto definiu as ações a serem realizadas para que Macaé possa ter o saneamento básico em todas as localidades. Dentro das novas medidas definidas está a padronização de procedimentos que as construtoras terão de se adequar para a realização de novos investimentos na cidade a fim de garantir saneamento básico com qualidade a todas as pessoas.

Atualmente existe em Macaé um emaranhado de redes, com diferentes tipos de diâmetros e materiais, alguns até desapropriados para determinado uso, como tubulações de concreto cujo desgaste acontece devido ao esgoto ser corrosivo com gases ácidos, e, por isto, não são recomendáveis para o sistema sanitário.

Há ainda no município gatilhos de ligações de esgoto nas galerias de escoamento das águas das chuvas, o que acaba causando problema ainda maior como alagamentos e retorno do esgoto nas ruas e dentro das casas. Além disso, essas ligações irregulares são crimes ambientais e de saúde pública. As construtoras da cidade já tomaram ciência que, a partir de agora, quando iniciarem novo empreendimento, já saberão, desde a apresentação do projeto, qual o cronograma a cumprir etapa por etapa na questão do saneamento.

A ampliação da ETE do Mutum representa avanços nos projetos da prefeitura para que Macaé tenha o esgoto tratado num prazo de quatro anos. Em janeiro deste ano, a cidade apresentava o índice de 0% de esgoto tratado. A meta já considera a realidade populacional que o município deve viver nos próximos anos, já que a previsão é que a população de Macaé dobre em 30 anos, levando em conta uma taxa de crescimento anual de 6%, passando dos atuais 210 mil habitantes para 460 mil.

O mapeamento realizado pela Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e pela Foz levou ao conhecimento das redes, estações, elevatórias, linhas de recalque e bombas. Foi iniciado um cadastro, rua por rua, conhecendo as redes e as ligações residenciais, quais localidades estavam ligadas às redes de captação, quais eram as estações que estavam funcionando ou passíveis de funcionar. A cidade foi dividida, para orientar e organizar o saneamento básico, em duas áreas, o sul e o norte, com quatro grandes subsistemas: Mutum, Centro, Aeroporto e Lagomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário