sábado, 23 de novembro de 2013


A+   A-

Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura chega a São Paulo

Após temporada de sucesso no Rio de Janeiro, a MOSTRA DE TEATRO-PANORAMA PETROBRAS DISTRIBUIDORA DE CULTURA chega à capital paulista, para apresentação de 17 espetáculos, no período de novembro a março. Trata-se de uma parceria entre a Petrobras e o Ministério da Cultura, com apoio do Itaú Cultural, que receberá 16 espetáculos programados e um que acontecerá no Auditório Ibirapuera.

A Arte e A Maneira de Abordar Seu Chefe Para Pedir
um Aumento (direção de Guel Arraes, com Marco Nanini)
Todas as sessões do Itaú Cultural (Av. Paulista) terãoentrada franca e dois tradutores para linguagem de sinais (libras). Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria, sempre meia-hora antes de cada apresentação. No Auditório Ibirapuera os ingressos terão preços populares.
Os espetáculos escolhidos foram contemplados na 3ª edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014, maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais não inéditas no Brasil.
A abertura acontece no dia 20 de novembro, às 20h, no Itaú Cultural, com Namíbia, Não!, dirigido por Lázaro Ramos, vencedor do Prêmio Jabuti de melhor texto juvenil.
“A Mostra possibilitará ao público paulista o acesso a um mosaico da nova seleção pública do PPDC, com  produtos culturais de qualidade e notório reconhecimento. Trata-se de oportunidade única para conhecer a diversidade da recente produção teatral oriunda dos quatro cantos do Brasil”, afirma Alena Aló, Gerente de Patrocínios da Petrobras Distribuidora.
Dentre as montagens adultas contempladas estão Um Porto Para Elizabeth Bishop (direção de José Possi Neto, com Regina Braga), Hell (direção de Hector Babenco, com Barbara Paz e André Bankoff), A Alma Imoral (supervisão de Amir Haddad, com Clarice Niskier), A Arte e A Maneira de Abordar Seu Chefe Para Pedir Um Aumento (direção de Guel Arraes, com Marco Nanini), Uma Noite Na Lua (direção de João Falcão, com Gregório Duvivier) e A Primeira Vista (direção de Enrique Dias, com Drica Moraes e Mariana Lima).
Já o público infantil poderá assistir O Homem Que Amava Caixas (direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves) e Histórias por Telefone (direção de Carla Candiotto).
“A Mostra de Teatro surgiu do interesse em reunir espetáculos de excelência comprovada, tanto de crítica, como de público, numa grande oportunidade para o público rever seus espetáculos favoritos”, afirma o produtor Celso Lemos.
Lançado em abril de 2009, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura foi criado com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e já contemplou mais de 90 espetáculos teatrais. Até o momento já foram realizadas mais de 850 apresentações em mais de 85 municípios de todos os estados brasileiros, atingindo um público superior a 300 mil pessoas.
PROGRAMAÇÃO
MOSTRA DE TEATRO-PANORAMA PETROBRAS DISTRIBUIDORA DE CULTURA”
NOVEMBRO/13
NAMÍBIA, NÃO!
Data: 20 de novembro. Local: Itaú Cultural
Direção: Lázaro Ramos
Elenco: Aldri Anunciação e Flávio Bauraqui
Sinopse: Comédia dramática: o argumento da peça parte da seguinte situação hipotética: o ano é 2016, e o governo brasileiro decreta que todos os cidadãos de melanina acentuada sejam deportados para um país da África, como medida de reparação social.
Classificação: 14 anos.
Duração: 70 minutos

OS MAMUTES
Data: 27 de novembro. Local: Itaú Cultural
Direção: Inez Viana
Elenco: Debora Lamm, Leonardo Bricio, Ricardo Souzedo, Iano Salomão, Zé Wendell, Junior Dantas, Luis Antonio Fortes, Juliane Bodini, Jefferson Schoroeder e Carolina Pismel. Músicos: Aline Gonçalves, Evelyne Garcia e Luis Barrueto.
Sinopse: Com humor ácido o espetáculo traça um paralelo com o espelho de Alice e fala da deformidade do ser humano diante de uma sociedade repressora e deficiente; do consumismo exacerbado; da alienação violenta de uma geração sem perspectiva e da precocidade infantil.
Classificação: 16 anos.
Duração: 90 minutos.

DEZEMBRO/13
MULHERES ALTERADAS
Data: 11 de dezembro. Local: Itaú Cultural
Direção: Andrea Maltarolli
Elenco: Tania Alves, Flávia Monteiro, Giovana Velasco e Daniel Del Sarto
Sinopse: A peça mapeia o discurso sobre a feminilidade presente no mundo contemporâneo dessas mulheres, assoladas por cobranças e demandas desgastantes e, às vezes, quase impossíveis de atender simultaneamente: trabalhar o dia todo, dentro de casa idem (e de forma exemplar!), serem mães maravilhosas, amantes insuperáveis e manter as boas formas física e estética. Isso, sem contar com a necessidade de ostentar uma vida emocional serena, equilibrada, a toda prova.
Classificação: 12 anos.
Duração: 80 minutos.

UM PORTO PARA ELIZABETH BISHOP
Data: 18 de dezembro. Local: Itaú Cultural
Direção: José Possi Neto
Elenco: Regina Braga
Sinopse: A peça retrata os anos que a poeta, prêmio Pulitzer de Poesia de 1956, viveu no Brasil, nas décadas de 50 e 60, no Rio, em Petrópolis e em Ouro Preto.  “O que aparece na peça são os anos de sua convivência com Lota Macedo Soares, o grande amor de sua vida e sua relação afetiva mais duradoura. Foi por causa de Lota que ela ficou no Brasil, e foi nesses anos que ela produziu uma parte importante de sua obra”, explica Marta Góes, autora do espetáculo. 
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos

JANEIRO/14
HELL
Data: 15 de janeiro. Local: Itaú Cultural
Direção: Hector Babenco
Elenco: Barbara Paz e André Bankoff
Sinopse: Hell, pseudônimo da narradora, é uma garota rica, fútil e arrogante. Niilista despreza a natureza e o único credo é que seja bela e consumista. A adaptação concentra a ação da peça na trágica história de amor vivida pela protagonista e Andrea - um jovem tão rico e tão imerso no desespero quanto ela.
Classificação: 14 anos
Duração: 75 minutos

A ALMA IMORAL. 
Data: 22 de janeiro. Local: Itaú Cultural
Supervisão: Amir Haddad
Elenco: Clarice Niskier
Sinopse: A peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização - corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência. Sozinha no palco, Clarice Niskier está em contato direto com a platéia, sem fazer uso da chamada “quarta parede”. Para contar histórias e parábolas da tradição judaica, a atriz vale-se somente de uma cadeira panton preta e um grande pano preto que, concebido pela figurinista Kika Lopes, transforma-se em oito diferentes vestes – mantos, vestidos, burcas, véus. O espaço cênico concebido por Luis Martins é limpo e remete a um longo corredor em perspectiva.
Classificação: 18 anos
Duração: 80 minutos

DOMÉSTICAS
Data: 29 de janeiro. Local: Itaú Cultural
Direção: Bianca Byington
Elenco: Anna Sant'Ana, Alexandre Lino, Hossen Minussi, Ticiana Passos e Vilma Melo
Sinopse: O espetáculo fala dos medos, paixões, sonhos, frustrações e as peripécias de algumas empregadas domésticas, a partir de depoimentos coletados por todo o Brasil. Com um humor delicado, elas compartilham essas histórias, com um dinamismo particular de quem conta um "causo".
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos

A ARTE E A MANEIRA DE ABORDAR DE SEU CHEFE PARA PEDIR UM AUMENTO
Data: 31 de janeiro e 1° de fevereiro. Local: Auditório Ibirapuera
Horário: 20h
Direção: Guel Arraes
Elenco: Marco Nanini
Sinopse: No palco, um homem apresenta um organograma – tão complexo quanto irônico – sobre as possibilidades de sucesso e fracasso na angustiante missão de pedir um aumento no salário.
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Local: Auditório do Ibirapuera
Valor: Entrada Franca

FEVEREIRO/14
MISTÉRIO BUFFO        
Data: 05 de fevereiro. Local: Itaú Cultural
Direção: Neyde Veneziano
Elenco: Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz
Sinopse: Inspirada nos mistérios medievais e na narrativa dos jograis, a comédia apresenta uma visão crítica de temas atuais como a exploração do culto às celebridades e a ganância pelo dinheiro a partir do ponto de vista do povo. A montagem adapta a teatralidade do autor italiano Dario Fo à linguagem circense dos palhaços, explorada pelos atores há mais de 20 anos.
Classificação: 16 anos
Duração: 80 minutos

O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS (INFANTIL)
Data: 08 e 09 de fevereiro. Local: Itaú Cultural
Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Elenco: Bruno Oliveira, Márcio Nascimento e Marise Nogueira
Sinopse: Em 1999, o escritor australiano Stephen Michael King escreveu "The Man Who Loved Boxes", um livro ilustrado, para crianças que trata do delicado relacionamento de um homem introvertido com seu filho. Sem nenhum diálogo, em uma tocante declaração de amor o livro demonstra como através de brincadeiras lúdicas e do silêncio, o pai e o filho conseguem demonstrar o amor que sentem um pelo outro.
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos

TROPEÇO
Data: 12 de fevereiro. Local: Itaú Cultural
Direção: Katiane Negrão e Dico Ferreira
Elenco: Katiane Negrão e Dico Ferreira
Sinopse: Tropeço quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde 2 atores manipuladores e suas mãos dão vida a 2 personagens: 2 velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, porém cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.
Classificação: 14 anos
Duração: 45 minutos

HISTÓRIAS POR TELEFONE (INFANTIL)
Data: 15 e 16 de fevereiro. Local: Itaú Cultural
Direção: Carla Candiotto
Elenco: Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno, Paula Weinfeld e Thaís Medeiros
Sinopse: No palco, 6 pequenas histórias bem-humoradas, repletas de fantasia e delicadeza, contadas a partir de telefonemas de um pai a sua filha. Representante comercial, o Senhor Biachini passa 6 dias por semana viajando pelo país para vender medicamentos. Acontece que sua filha só dorme depois de ouvir o pai.
Classificação: a partir de 3 anos
Duração: 50 minutos

UMA NOITE NA LUA
Data: 19 de fevereiro. Local: Itaú Cultural
Direção: João Falcão
Elenco: Gregório Duvivier
Sinopse: Monólogo sobre um homem em crise criativa, que luta para terminar uma peça e convive com recordações de um amor perdido. O encantador texto, carregado de jogo narrativo engenhoso, humor e alta carga poética, passeia pela imensa gama de emoções que surgem a todo instante a apartir do acelerado fluxo de pensamento do personagem.
Classificação: 10 anos
Duração: 60 minutos

OBSESSÃO
Data: 26 de fevereiro. Local: Itaú Cultural
Direção: Henrique Tavares
Elenco: Ana Baird, Anderson Cunha, Carla Faour, Celso Taddei, Daniel Belmonte
Sinopse: O roteiro investiga, com muito humor, o universo feminino e amoroso, e fala de assuntos que afligem a todos, como as relações afetivas, sonhos, frustrações, realização profissional, maternidade, padrões de beleza, autoestima, casamento e solidão. O texto faz uso do narrador, recurso muito usado nos folhetins. Com olhar crítico e poético, aliado a um humor irônico, o narrador é o mestre de cerimônias que conduz o público pela saga dessas duas mulheres. A trama, contada de maneira original, subverte a ordem cronológica e tem um final surpreendente.
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos

MARÇO/14
AUSÊNCIA
Data: 19 de março. Local: Itaú Cultural
Direção: André Curti e Arthur Ribeiro
Elenco: Luiz Melo
Sinopse: Em uma Nova York decadente e arrasada pela radioatividade, pelo racionamento de energia elétrica e, sobretudo, pela falta de água, o protagonista vive confinado no último andar de um arranha-céu. Sua única companhia é um adorado peixe vermelho que vive em um aquário redondo.
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos

A PRIMEIRA VISTA
Data: 22 e 23 de março
Direção: Enrique Dias. Local: Itaú Cultural
Elenco: Drica Moraes e Mariana Lima
Sinopse: Assim como em seu enredo principal, a montagem de ‘A Primeira Vista’ é  repleta de encontros, desencontros e, fundamentalmente, reencontros. Depois do sucesso de ‘In on It’, Enrique Diaz retomou a obra do canadense Daniel MacIvor, neste texto que monta um divertido e comovente quebra-cabeça da amizade entre duas mulheres.
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos

O LIVRO                
Data: 26 de março. Local: Itaú Cultural
Direção: Chistiane Jatahy
Elenco: Eduardo Moscovis
Sinopse: Na peça, Moscovis interpreta um personagem, portador de uma doença hereditária, que recebe do pai um livro e um aviso de que ele ficará cego em alguns instantes. O livro é deixado em seu quarto e o rapaz começa a organizar seus últimos momentos de visão, tentando entender por que aquele objeto que lhe foi entregue lhe trará a escuridão. Numa noite, ele convive com o livro e o explora para além de sua leitura visual, conversando com palavras, seus aromas, sabores, sensações e carne. Opera seu rito de passagem e de possessão pelo objeto-livro. Aos poucos, ele se despede da luz, mas amplia sua esfera de percepções e inicia uma viagem de exploração dos outros sentidos que o levará para mais perto de si mesmo e da ‘iluminação’.
Classificação: 12 anos
Duração: 45 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário