segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Rio das Ostras abre exposição de Luteria

Foto: Mauricio Rocha
A técnica da Luteria, de construção e reparo de instrumentos, é ensinada em oficinas.
Foto: Divulgação
Mostra ficará aberta ao público até 30 de agosto, com entradafranca
A Fundação Rio das Ostras de Cultura inaugura exposição cominstrumentos confeccionados pela Luteria do Município, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, no Centro. A mostra ficará aberta ao público até o dia 30 de agosto, com entrada franca. 

A luteria é uma oficina direcionada à construção e manutenção de instrumentos de cordas, feitos geralmente em madeira, artesanalmente. Rio das Ostras inovou suas montagens com a criação da “violata”, rabeca confeccionada a base de latas, idealizada pelo luthier Alexandre Marinho, que deu à Fundação o Prêmio Cultura 2014, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 

Todas as peças apresentadas na exposição são confeccionadas pelo luthier Alexandre Marinho, instrutor da oficina de Luteria. No início deste mês, de 4 a 10, o artista participou do Festival “Andanças”, realizado no Distrito de Portalegre, em Portugal, a convite da organização do evento

Para o luthier, a experiência irá alavancar a arte da Luteria na cidade. “A Fundação Rio das Ostras de Cultura tem a seu favor o fato de ser a única na região a possuir uma oficina de Luteria e instrutores com muita experiência”, ressaltou Alexandre Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário