segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

DEZEMBRO VERMELHO ALERTA HOMENS E MULHERES SOBRE O COMBATE À AIDS EM QUISSAMÃ

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM SAÚDE

A PREVENÇÃO AINDA É A MELHOR SOLUÇÃO

Foto: Adilson dos SantosCafé da manhã para os pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários do HMMMJ - Foto: Adilson dos SantosO Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus – HMMMJ, em parceria com a Coordenação do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, realizou Ação Mundial de Combate à Aids na manhã desta sexta-feira (19), na recepção do setor de internação com um café da manhã saudável para os pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários, organizado pelo setor de nutrição do hospital.
Depois do Outubro Rosa, para as mulheres, e o Novembro Azul, para os homens, acontece o Dezembro Vermelho, que tem como foco alertar as pessoas de ambos os sexos sobre o vírus HIV. O principal objetivo é esclarecer sobre a prevenção e o combate à Aids, que é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. Em função das festas de final de ano, o encerramento foi realizado com essa ação.
No evento, foi exibido um vídeo explicativo sobre a prevenção e conscientização da doença, seguido por palestra ministrada pelo Médico Infectologista Marcos Vinícius Miranda e pela Coordenadora do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais, Rosemeri Braga. Ambos puderam esclarecer as dúvidas dos participantes, que logo após se confraternizaram com a equipe no café da manhã preparado especialmente para eles.
De acordo com Rosemeri Braga, as ações de conscientização são parte da rotina das unidades de saúde durante todo o ano. “O Dezembro Vermelho é uma ação mundial de combate à Aids. Todos os municípios brasileiros têm iniciativas específicas para conscientizar a população durante este mês. Mas, são as ações rotineiras nas USF's – Unidades de Saúde da Família que fazem a diferença”, explicou a coordenadora.
“A parceria do Hospital com a Coordenação do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais, tem como objetivo divulgar a campanha de conscientização. É fundamental abraçamos a causa e alertarmos principalmente sobre a prevenção, que é a opção mais segura e sadia para combater a AIDS”, declarou a Diretora Administrativa do HMMMJ, Gilda Queirós. Na ocasião, foram distribuídos preservativos feminino e masculino, além de panfletos educativos.
Dezembro foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como mês de combate mundial a AIDS, tendo um laço vermelho como representação da iniciativa. No Brasil, o Dezembro Vermelho é lembrado desde 1988. O objetivo é reforçar a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. O Secretário de Saúde Tiago Santos Silva fez questão de comparecer ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário