segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Lapice desenvolve atividades para atender atletas e alunos da rede municipal

22/12/2014 15h12 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Pesquisadora demonstrando equipamento para testes de desempenho de atletas.
Foto: Ana Chaffin
Equipe multidisciplinar integra os laboratórios do Lapice.
Em 2014, o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciência do Esporte (Lapice), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé, desenvolveu diversas atividades para atender atletas (Macaé Esporte, Basquete Macaé e outros) e alunos da rede municipal de ensino (cerca de 1500 estudantes) do município. Para isso, o trabalho de uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, médicos e estudantes de pós graduação e graduação em biologia, farmácia e nutrição, que integram o laboratório, foi fundamental.
Os apoiadores do Lapice são o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Lapice funciona na sede do IMMT, na Rua Alcides da Conceição 159, Novo Cavaleiros e integra o complexo de Laboratórios de Pesquisa da UFRJ - Macaé. A coordenadora é a doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Beatriz Gonçalves Ribeiro.

- Em 2014, implementamos três linhas de pesquisa em Ciências do Esporte: avaliação de indicadores metabólicos como a variabilidade da frequência cardíaca, suplementação nutricional e a avaliação dos indicadores bioquímicos voltados para o equilíbrio hidroeletrolítico, conta Beatriz, acrescentando que para as crianças, o Lapice promoveu a investigação sobre a prevalência dos fatores de risco para doenças cardiovasculares em cerca de 1500 escolares da rede municipal, como hipertensão arterial, excesso de peso, entre outros.

A condição socioeconômica, a avaliação do perfil lipídico e glicêmico (colesterol, triglicerídeos, HDL) também foram realizadas para o público infantil pelo Lapice. "Foram 14 instituições de ensino avaliadas; atletas de futebol do Macaé Esporte, do basquete Macaé juvenil e adulto, além de alguns atletas do programa Bolsa Atleta, como nadadores, corredores, lutadores e equipe de MMA (Mixed Martial Arts)", comenta a coordenadora.

Programa de Saúde na Escola (PSE) - Vinculado ao Ministério da Educação, tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Há também o repasse de verba aos municípios que o implanta. Macaé conseguiu efetivar os serviços do programa e o Lapice foi parceiro para isso.

- Dentro da área de divulgação científica participamos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, quando alunos da rede pública de ensino acompanharam nossos trabalhos de avaliação metabólica e nutricional, visitando nosso laboratório, juntamente com alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA), explica a coordenadora.

Projeto Jovens Talentos - Também foi desenvolvido o projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj), 'Jovens Talentos', segundo o qual alunos da rede de ensino municipal ganharam bolsa de estudo e participaram dos projetos no Lapice. "Recebemos ainda alunos de mestrado e doutorado (pós-graduação) oriundos de toda a região, e trabalhamos com profissionais de diferentes áreas para capacitação profissional e para estágio em pesquisa científica. Em 2014 também participamos de vários congressos em estados como São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e outros", salientou.

A coordenadora projeta avanços para 2015. "Estamos nos preparando para atuar como Centro de Pesquisa de Excelência em Ciências do Esporte, visando as Olimpíadas de 2016, o que seria um grande passo para o desenvolvimento da região norte fluminense, sendo Macaé o município ancora nesta iniciativa", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário