segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

NOTÍCIA NO DETALHE

Morar Feliz: vida nova para mais de 23 mil pessoas

 (Foto: Secom)
Mais de 23 mil pessoas já mudaram de vida com o programa Morar Feliz. Famílias que viviam em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social, hoje, vivem com mais dignidade e cidadania. Além de casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, os condomínios contam com total infraestrutura, como redes de água e esgoto, iluminação e ruas pavimentadas. Muitas famílias, além de terem deixado para trás anos vivem às margens de rodovias, ferrovias ou de rios e lagoas, também, não tinham acesso a saneamento básico. 
O Morar Feliz é um investimento social superior a R$ 800 milhões que até 2016 beneficiará mais de 40 mil pessoas. É um dos maiores programas habitacionais do interior do Brasil com a construção de 10 mil casas em duas etapas. Desse total, a Prefeitura de Campos entregou 5.842 moradias, sendo 5.426 na primeira etapa em 14 condomínios e 10 bairros. 

Da segunda etapa, já foram entregues casas em Dores de Macabu, Ponta Grossa dos Fidalgos e Ururaí. Em breve, será Saturnino Braga. Todos na área rural.  Na primeira etapa, moradores de bairros, como Eldorado, Lagoa das Pedras e Ururaí também foram beneficiados. Nestes locais, era constante o trabalho da Defesa Civil nos períodos de fortes chuvas na região. “Nos últimos anos, muitas famílias foram beneficiadas e hoje moram em locais seguros, sem ter que se preocupar com a chuva – afirmou o subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha.

 Em maio do ano passado, o Morar Feliz foi apresentado no Fórum Nacional de Habitação que reconheceu a sua qualidade e a eficiência. Lá o programa acabou sendo premiado com o Selo Mérito 2013 da Associação Brasileira de Cohabs e agentes públicos de Habitação na categoria Grande Impacto Regional. 
 
- Se considerarmos que cada residência abriga, em média, quatro pessoas, o Programa Morar Feliz tem mais habitantes do que 30 municípios do Estado do Rio de Janeiro. E, ainda, se somarmos o número de habitantes de Laje do Muriaé, São José de Ubá e Macuco não chegaremos a 20 mil cidadãos, o que mostra o grande esforço da Prefeitura de Campos para acolher e assistir seus munícipes que viviam em área de risco ou dependendo do Aluguel Social - destaca o secretário de Governo, Suledil Bernardino, baseado em dados do Censo 2010 do IBGE.


Por: Da Redação - Foto: Secom -  07/12/2014 15:03:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário