Nova Friburgo comemora os avanços no setor de Odontologia
Publicado em 22 dezembro de 2014
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, está comemorando os resultados alcançados em 2014 e projeta para o próximo ano ampliações da cobertura na rede pública.
O coordenador municipal de Saúde Bucal, Dr. Flávio Boaretto Rozado, informou que o município teve um grande avanço no período, realizando aproximadamente 60 mil procedimentos, em 21 unidades de atendimento pelo corpo técnico de 54 cirurgiões-dentistas. “O sucesso deste ano deve-se à determinação e ao compromisso de toda a equipe. O número de procedimentos superou todas as expectativas. Avançamos muito na cobertura de atendimentos em saúde bucal na cidade. Outro fator muito importante foi a recuperação da Unidade Móvel, com o apoio do Prefeito Rogério Cabral, da Secretária de Gabinete, Dra. Bruna Cabral, e do nosso Secretário de Saúde, Dr. Luis Fernando. Com esta unidade móvel em funcionamento realizamos mais de 1500 atendimentos nas escolas públicas de Nova Friburgo em apenas cinco meses ”.
Friburgo também lançou projeto pioneiro para sustentabilidade na área de Odontologia. O Prefeito recebeu, em novembro, da DRI (Dental Recycling International – Empresa Norte-americana), um sistema completo de separadores de mercúrio dos amálgmas dentários, dando o primeiro passo para a criação da estação de tratamento e reciclagem a ser instalada na rede pública do Brasil. Trata-se de um sistema que garante 95% de eliminação de resíduos do mercúrio. O objetivo do projeto é garantir que os resíduos gerados pela remoção de restaurações de amálgama com defeito sejam eliminados de forma ambientalmente correta e que parte destes resíduos seja armazenado para reutilização em diversos processos.
A Jornada Itinerante do Conselho Regional de Odontologia, realizada em outubro, teve a parceria da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e da Associação Brasileira de Odontologia – Polo Regional – com a finalidade de oferecer aos cirurgiões-dentistas do Estado do Rio a reciclagem de conhecimentos, bem como a atualização de novas técnicas e avanços da odontologia. O curso – gratuito – contou com a participação de professores de renome nacional.
O Coordenador municipal de Saúde Bucal ainda acrescentou que “o planejamento para 2015 visa a ampliação dos atendimentos com a unidade móvel, além da promoção de saúde nas escolas friburguenses. Outro ponto que buscamos avançar é uma maior participação e integração das atividades da odontologia nas ESF (Estratégias de Saúde da Família)”.
Fotos: Luís Pimenta e Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário