terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PERÍODO DA PRÉ-MATRÍCULA ENCERRA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (05)

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM EDUCAÇÃO

O RESULTADO SERÁ DIVULGADO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E UNIDADES ESCOLARES

Foto: Adilson dos SantosPré-matrícula para o ano letivo de 2015 - Foto: Adilson dos SantosDesde o dia 1º de dezembro a Secretaria de Educação está recebendo os formulários de pré-matrícula das creches, pré-escola e ensino fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal de ensino. Segundo a Diretora do Departamento de Supervisão escolar, Alexandra Mathias Netto, o objetivo da pré-matrícula é detectar o número de vagas para o ano letivo de 2015.
A pré-matrícula é destinada aos alunos que pela primeira vez se inscrevem na Rede Municipal de Ensino ou alunos que estão trocando de instituição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Sala de Supervisão: 2728-9300 (ramal 9360).
Os pais que ainda não fizeram a pré-matricula podem se dirigir as unidades escolares ou a prefeitura para entrega do formulário que deve ser preenchido com os dados das crianças e o nome da unidade escolar pretendida. De 07 a 21 de dezembro serão feitas as análises dos formulários pela Comissão de Pré-matrícula e o resultado será divulgado no 22 de dezembro na Semed e escolas municipais.
O período de matrícula para os alunos novos acontece de 05 a 21 de janeiro de 2015 nas unidades onde foram disponibilizadas as vagas. Vale ressaltar que as escolas da área rural não participam deste processo, pois de acordo com a Lei Federal nº 9394/96, esses alunos devem ser matriculados em escolas próximos as suas residências.
A Subsecretária de Educação, Regina Magno lembra que a renovação de matrícula acontecerá de 22 a 30 de dezembro e deve ser feita nas unidades escolares. Ela ressaltou que o município está acima dos índices nacionais, estaduais e regionais no percentual de população que frequenta escola de 0 a 03 anos e de 04 a 05 anos. “De acordo com os dados do portal MEC, Quissamã conta 97% da população de 04 a 05 anos que frequenta escola contra 81,4% da média nacional, ou seja, superamos a média do país”, comemora Regina Magno.
Esses dados fazem parte da Meta 1 da Educação Infantil que visa Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

UNIDADES ESCOLARES QUE ESTÃO FAZENDO A PRÉ-MATRÍCULA

Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva, CMEI Manoel Ribeiro, CMEI Raquel Maria de Queirós Mattoso, E. M. Délfica de Carvalho Wagner, E. M. Profª Regina Celi Passos, E. M. Sementes do Futuro, E. M. Prof Miguel Ângelo da Silva Santos, E. M. Profª Tânia Regina Paula, e E. M. Profª Maria de Lourdes de Castro Ribeiro.

BAZAR DE NATAL DO CAPS FICA EM EXPOSIÇÃO NA PREFEITURA ATÉ QUINTA-FEIRA (04)

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

O BAZAR CONTÉM PEÇAS COMO TOALHAS, PANO DE PRATO, TAPETE, BOLSAS, ENTRE OUTROS

Foto: Adilson dos SantosBazar de Natal do CAPS - Foto: Adilson dos SantosA oficina de Geração de Renda “Louco Por Você”, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Quissamã, começou nesta terça-feira (02) uma exposição de produtos com temas natalinos no hall da Prefeitura Municipal. A venda ocorrerá no período da manhã das 9h às 12h e à tarde das 14h às 17h.
O bazar é composto por peças como toalhas, panos de prato, tapetes, bolsas, guirlanda de Natal, caminho de mesa entre outros com predominância dos trabalhos de bordado e costura.
De acordo com a assistente social do CAPS, Renata Manhães a oficina funciona há cerca de cinco anos e conta com 15 pacientes. “Nosso objetivo é a inclusão social pelo trabalho, resgatando a cidadania desses pacientes”, ressaltou.
A oficina funciona de segunda a sexta-feira na sede do CAPS das 8h as 17h. Os participantes tiveram a oportunidade ao longo do ano, de participar de diversas exposições e feiras realizadas no município, como a exposição agropecuária e feira Arte Nossa.
A renda da venda dos produtos é revertida para a compra de matéria prima para confecção de novos produtos e para ajuda de custo dos pacientes que fazem parte do projeto.
Segundo o Secretário de Saúde, Tiago Santos Silva, que fez questão comparecer para prestigiar o evento, a arte é muito importante para os pacientes, pois é um meio deles expressarem seus conteúdos internos e serem reconhecidos pelo que produzem.
A exposição ficará a disposição até a próxima quinta-feira (04) e é uma excelente oportunidade para comprar as lembrancinhas de Natal sem enfrentar o comércio lotado desta época do ano.

OUTRAS IMAGENS

FOTOS POR ADILSON DOS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário