sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Revitalização do Lagomar inclui nova sinalização e fiscalização de trânsito

29/01/2015 17:30:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Foto da Avenida dos Bandeirantes
Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Ônibus que vem de dentro do bairro fazem o acesso já na Avenida dos Bandeirantes
As obras de infraestrutura urbana realizadas pela prefeitura no Lagomar tiveram mais uma etapa iniciada esta semana. Trata-se do trabalho de revitalização da sinalização de trânsito de avenidas e demais vias públicas no bairro. Nesta primeira etapa, a ação inclui a instalação de sinalização vertical e algumas alterações viárias que visam o ordenamento do trânsito. O objetivo é garantir a fluidez com mais segurança a quem trafega pelo bairro, que possui cerca de 40 mil moradores.
Desde segunda-feira (26) uma equipe da secretaria de Mobilidade Urbana realiza a implantação da sinalização vertical no bairro. No total, serão instaladas 80 placas de sinalização e regulamentação nesta primeira etapa. A recuperação da sinalização trará algumas mudanças significativas em locais importantes do bairro, como a Avenida dos Bandeirantes, importante via de interligação entre o bairro e a Rodovia Amaral Peixoto. Lá, além da instalação de placas, o trânsito passará a ser orientado em mão única em cada uma das vias que margeiam o canteiro central (uma em direção ao bairro e outra em direção à Amaral Peixoto).

Outras vias importantes do Lagomar que também passarão por mudanças são a W-5, que terá o estacionamento proibido em um dos seus lados e a W-1 que, em seu último quarteirão, passará a funcionar em mão única em complemento às ações da Avenida dos Bandeirantes, garantindo uma maior segurança viária no trecho.

Após a instalação da sinalização para que as alterações não causem mais transtornos aos motoristas, os primeiros dias com as novas normas viárias serão para adaptação dos condutores. Neste período, os agentes de trânsito farão rondas no bairro para indicar a nova sinalização e quais vias poderão ser acessadas para cada direção. Já a fiscalização ostensiva, com autuação aos motoristas infratores, se iniciará somente após o período do Carnaval.

Melhorias – O bairro Lagomar recebe uma série de melhorias em sua infraestrutura, resultado das obras que a prefeitura promove, inclusive na área da mobilidade urbana. Prova disso foi a modificação realizada no Terminal Lagomar, que beneficiou os usuários do Sistema Integrado de Transporte.

Lá foi feito um corte na calçada do terminal, além de modificações no canteiro para rebaixamento do solo e criação de um retorno para os ônibus na entrada. A mudança foi feita na área do estacionamento. Com isso, os ônibus que vem de dentro do bairro não precisam mais passar pelo semáforo e ir até o retorno na RJ-106 para entrar no terminal. Eles passaram a fazer o acesso já na Avenida dos Bandeirantes, economizando cerca de cinco a dez minutos, dependendo do horário do dia, no tempo de viagem.

Além disso, as obras de infraestrutura urbana do Projeto Lagomar, que está em sua terceira fase, estão 85% concluídas. As ações são realizadas pela secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, com previsão de conclusão para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário